Devido ao aumento do número de veículos nas estradas que dão acesso ao Porto do Açu e às praias da região, durante o período de verão, o complexo portuário lança, pelo 5º ano consecutivo, sua tradicional campanha de trânsito Verão Sem Acidentes. O objetivo, além de sensibilizar os motoristas, é reforçar a segurança das pessoas, dentro e fora do empreendimento.
A campanha, em parceria com a Laço Amarelo, envolve nove empresas do complexo portuário: Porto do Açu Operações, GNA, Vast Infraestrutura, Ferroport, Dome, TechnipFMC, Anglo American, OceanPact e BPort. Dentre as ações programadas até fevereiro, estão blitzen educativas e instalação de outdoors, além de divulgação de mensagens de educação no trânsito na mídia local e em aplicativos de conversa, com foco na disseminação das boas práticas junto à comunidade.
Para dar início às atividades externas da campanha, empresas do Porto do Açu e apoiadores da iniciativa farão uma abertura oficial com blitz educativa, nesta terça-feira, às 16h, na BR-356, com a participação da Polícia Rodoviária Federal e dos parceiros do Verão sem Acidentes.
O diretor de Administração Portuária da Porto do Açu Operações, Vinícius Patel, explicou que o objetivo é chamar a atenção dos colaboradores do Porto e de todos que trafegam pelas estradas da região para a necessidade de um comportamento mais seguro e responsável no trânsito: “Em nossas últimas campanhas de trânsito, durante o verão, tivemos um resultado muito positivo, atingindo 4.500 motoristas, em 18 ações de abordagens em diferentes pontos de tráfego em direção às praias de São João da Barra e Campos e no próprio complexo portuário. Nossa atuação com foco na segurança viária é perene, temos um compromisso com a vida e nossa intenção é convidar a todos para esta mesma responsabilidade diariamente”, pontuou.
Como parte do compromisso com a segurança no trânsito, além desta campanha com foco no verão, o Porto do Açu também reforça sua atuação de conscientização durante o Maio Amarelo e a Semana Nacional de Prevenção de Acidentes.
Atualmente, a cada doze minutos, um brasileiro morre no trânsito, segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária e 90% dos acidentes são ocasionados por imprudência ou imperícia, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Entre as principais infrações estão o desrespeito ao limite de velocidade, a ultrapassagem forçada, o uso de smartphone e a ingestão de bebida alcoólica. Por isso, recortes destas situações também ilustram a campanha, com o intuito de provocar a reflexão de todos e estimular uma mudança cultural.