Emoção marca formatura das acolhidas da Fundação da Infância e da Juventude

A mesa das autoridades foi composta e as alunas do curso chamadas para seus lugares. Tassiana, madrinha das formandas, chamou cada acolhida e se emocionou ao homenageá-las

Foto: Secom.

Muita emoção marcou a formatura de 23 adolescentes dos acolhimentos da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), no curso de capacitação profissional Automake, idealizado pela primeira-dama de Campos, Tassiana Oliveira, e ministrado pelo fotógrafo e maquiador Binho Dutra. Mas se as falas, tanto das autoridades como das acolhidas, foram carregadas de inspiração, a festa no salão nobre da Fundação Municipal de Esportes (FME) fechou a quarta-feira (31) com muita animação, em uma festa com direito a decoração, música e dança.

A mesa das autoridades foi composta e as alunas do curso chamadas para seus lugares. Tassiana, madrinha das formandas, chamou cada acolhida e se emocionou ao homenagear “aquelas que iniciaram a construção de uma nova história”.

“A noite é de agradecimento a vocês, pois este momento, breve para todos os presentes, se eternizará em meu coração. Costumo dizer que um sonho sonhado junto vira realidade e é importante falar sobre oportunidade, pois vocês tiveram a oportunidade de encontrarem bons profissionais pelo caminho, de obterem essa formação profissional de qualidade, que foi passada com amor e dedicação por todos os envolvidos nessa ação. Agradeço a esses profissionais e, ainda, aos gerentes dos acolhimentos, porque essa noite também é de vocês. A oportunidade de nossas formandas se deve a cada um de vocês e aqui se celebra o sucesso da educação que todos vocês repassam para nossas meninas. Daqui elas partirão para conquistar o mundo”, falou a primeira-dama, que fez questão de discursar para marcar a formalidade do evento.

Antes de fazer a entrega dos certificados e posar para fotos com as formandas, Tassiana ainda lhes parabenizou e desejou sucesso:

“Está sendo gratificante vê-las comemorando a conquista da formatura, ainda mais sabendo como isso eleva a autoestima de cada uma. Meus sinceros parabéns. Além da formação profissional, acredito que esses anos marcaram para sempre suas vidas pela riqueza de experiências, pelo amadurecimento pessoal e pela superação dos desafios. Tenho certeza que levam daqui amizades verdadeiras e, a partir de agora, caberá a cada uma ser a profissional que quiser, de acordo com a capacidade, força de vontade e, principalmente, pela honestidade no exercício de suas profissões. Por isso, pensem seriamente no compromisso que estão assumindo em suas vidas. Sejam humildes, honestas e respeitem ao próximo. Neste mundo tão conturbado e muitas vezes perverso, essas qualidades, com toda certeza, terão lugar reservado e aqueles que delas fizerem uso, nunca se arrependerão de exercitá-las constantemente. É um orgulho para todos nós ver a potencialidade de cada uma. Sucesso”, concluiu Tassiana, que representou o prefeito Wladimir Garotinho que não pode participar da abertura do evento, mas fez questão de ir cumprimentar as acolhidas.

“Foi uma noite realmente de emoção e de muita alegria. Cuidar das pessoas é o lema do nosso governo e esse cuidado é ainda mais especial quando direcionado àqueles que mais precisam. Mais do que ofertar uma capacitação, um curso que pode gerar às nossas acolhidas uma profissão, uma forma de sustento, o Auto Make foi pensado por Tassiana como um instrumento de empoderamento dessas meninas, de crescimento individual, de confiança na capacidade de superação e no potencial que elas têm para se tornarem protagonistas de suas histórias, de suas vidas. Parabéns a todos as formandas”, declarou Wladimir.

O presidente da FMIJ, Leon Gomes, que cumpria agenda, também chegou mais tarde ao evento. Ele foi representado pelo vice-presidente Leandro Castelo na mesa de abertura, composta, além de Tassiana e Binho Dutra, pela subsecretária de Turismo, Patrícia Cordeiro; a diretora de Serviços e Programas da Fundação, Carla Brito; a maquiadora e esposa de Leon, Ester Gomes; e a cabeleireira Priscila Nogueira que, mais cedo, ofertou um dia de princesa às formandas. O vice-presidente, que já foi um assistido da Fundação Municipal da Infância e da Juventude, também se emocionou.

“Agradeço à Deus por estar vivenciando um momento tão importante na vida de vocês, que são as estrelas dessa noite. Eu me sinto orgulhoso de estar representando o presidente Leon Gomes. É muito bom quando a gente vê que não estamos apenas dando o peixe, mas ensinando e dando a vara de pescar, porque, lá na frente, esse peixe acabou, mas vocês terão o oceano inteiro para pescar, terão muitas oportunidades na vida. Acreditem em vocês. Eu sou prova de que o trabalho feito pela Fundação tem resultado. Eu fui um de vocês e hoje estou aqui, nesse trabalho. E muito vai me honrar se, amanhã ou depois, eu vir uma de vocês no meu lugar, desempenhando um trabalho digno, se destacando na profissão que vocês escolherem. É por isso, pelo futuro de vocês, que nós trabalhamos”.

Outro que não conseguia conter a emoção foi o instrutor do curso, Binho Dutra. “Eu estou muito agradecido, porque dei o melhor de mim para ensinar o Automake e senti que todas retribuíram com dedicação e entusiasmo. Daqui, hoje, pelo menos as três já poderiam sair exercendo a profissão de maquiadora. Foram muitas histórias e, por isso, a emoção. O aprendizado foi meu. Nesse curso, identifiquei muito mais do que talento para essa profissão; descobri muitos talentos para a vida”.

Aplaudida de pé pela mesa e pelas colegas de curso, a acolhida Y.P.P., de 17 anos, foi a oradora da turma.

“A nossa caminhada apenas começou e é com muita alegria que falo por todas as acolhidas. Embora seja, para nós, uma despedida do curso, a alegria permanece em nós, porque somos pessoas completamente diferentes, mas com uma nova história em comum. O curso foi uma adaptação, adaptação para algo maior, novas trocas, autoestima e tantas coisas que ficarão para sempre em nossos corações. Com a ajuda de todos aqui, ultrapassamos, a cada dia, esses desafios. Nada foi fácil e aprendemos que nada será. Mas aprendemos, entre muitas coisas, que o companheirismo, a experiência, a pontualidade e assiduidade são importantes; as regras são para ser respeitadas; devemos ser solidárias umas com as outras; devemos fazer valer a nossa voz; que sem esforço, não se vai a lugar nenhum e que o que alcançamos hoje é só uma pequena parte do que ainda podemos alcançar. A nossa história tem sido longa e difícil, mas a nossa nova história será de grandes feitos. Conseguimos chegar aqui pelo nosso esforço. Hoje nos despedimos com a certeza do dever cumprido, mas em breve teremos novas oportunidades, afinal aprendemos sobre sermos profissionais com esses maravilhosos profissionais. A todos vocês, nosso muito obrigado por nos terem dado bases para prosperar em nossos caminhos. Agora, com esperança de grandes sucessos, seguimos nesta nova etapa de nossas vidas, pois a nossa caminhada apenas começou”, concluiu a formanda.

A FESTA

As alunas do curso Auto Make tiveram direito à festa de formatura, com bufê especial, DJ e muita dança. Cada formanda recebeu o certificado, postou para fotos para guardarem de recordação. Gerentes dos acolhimentos foram convidados especiais e a alegria preencheu o salão nobre da FME, com as adolescentes aproveitando a festa com a primeira-dama e demais envolvidos no projeto, incluse influenciadores digitais, que apoiaram e deram destaque a ação como forma de promover a autoestima e independência das acolhidas.

Relacionados