Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, Subsecretaria com diversas ações

A Subsecretaria de Políticas para Mulheres levou uma série de orientações para as mães de assistidos pela Organização de Pais de Pessoas Especiais do Norte e Noroeste (Apape)

Foto: Secom.

As mães de crianças que possuem algum tipo de deficiência tiveram acolhimento e receberam orientações sobre empoderamento e autocuidado. Além disso, as mães foram informadas sobre os equipamentos que Campos possui para apoiá-las.(leia mais abaixo)

A Subsecretaria de Políticas para Mulheres levou uma série de orientações para as mães de assistidos pela Organização de Pais de Pessoas Especiais do Norte e Noroeste (Apape). O evento que aconteceu nesta terça-feira (07), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (08), foi para promover orientações relacionadas ao autocuidado, empoderamento e saúde da mulher. (leia mais abaixo)

O órgão também apresentou às mães os equipamentos municipais que servem de apoio para as mulheres, como o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista. A subsecretaria é vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social.(leia mais abaixo)

O evento contou com a participação da primeira-dama Tassiana Oliveira, da subsecretaria de Políticas para Mulheres, Josiane Morumbi, e da coordenadora do Ceam, Erika Nogueira.(leia mais abaixo)

Com quase 25 anos de história, a Apape presta serviços para a sociedade civil, visando o desenvolvimento social, ofertando Serviço de Proteção Social Especial de média complexidade para pessoas com deficiência e suas famílias. Neste dia especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, as equipes do Ceam e também do Programa Empoderadas, uma parceria do município com o estado, levaram palestras sobre relacionamento abusivo, sobrecarga da mulher nos dias atuais e defesa pessoal. Também foi evidenciada a importância da articulação das políticas do Serviço de Proteção Social Especial para as pessoas com deficiência e seus familiares, além de políticas de assistência às mulheres.(leia mais abaixo)

Para a subsecretária Josiane Morumbi, a ideia de levar o conhecimento até às mulheres, no lugar que elas estão, faz com que elas tenham consciência do seu direito. “Somos um município com uma rede de atendimento à mulher bem estruturada. Começamos a investir na prevenção. Hoje, os jovens são a nossa grande esperança. Estamos levando o conhecimento e os direitos das mulheres para as empresas, escolas, comércio e indústria. Assim, podemos prevenir os mais variados tipos de violência.”, disse Josiane.(leia mais abaixo)

A presidente da Apape, Naira Peçanha, falou sobre a importância de tratar sobre esse tema junto às mulheres e mães de pessoas com deficiência. “É muito importante que essas mulheres estejam munidas de informação sobre seus direitos, a fim de que diminuam as situações que vivenciam de sobrecarga familiar com melhoria da qualidade de vida, possibilitando desta forma o protagonismo das mulheres em meio a nossa sociedade.”, explicou.(leia mais abaixo)

A Apape conta com uma equipe específica e habilitada para a prestação de serviços especializados a pessoas em situação de dependência que requeiram cuidados permanentes, temporários, progressivos e regressivos, diretamente voltados para a deficiência física, mental, sensorial e intelectual.

 

Relacionados