Era início de junho quando um Vasco com pouquíssimas esperanças e vindo de três derrotas consecutivas era goleado por 4 a 1 para o rival Flamengo, no 1º turno, se afundando na penúltima colocação. Quatro meses depois, o cenário é totalmente diferente: o cruz-maltino abre a 28ª rodada, de novo clássico, marcado para domingo, às 16h, no Maracanã, com aproveitamento muito próximo do Bragantino, líder do returno, numa campanha que pode fazê-lo escapar do rebaixamento. (leia mais abaixo)
O cruz-maltino tem a sexta melhor campanha do segundo turno, com 14 pontos obtidos em quatro vitórias e dois empates em oito jogos, um aproveitamento de 58,3%. Se o triunfo por 1 a 0 sobre o América-MG, em agosto — adiado do primeiro turno e disputado já durante o segundo — entrasse nessa conta, o time de Ramón Díaz estaria empatado com o Bragantino na liderança do returno, que tem 17 pontos conquistados em cinco vitórias e dois empates. (leia mais abaixo)
A vitória por 1 a 0 sobre o Fortaleza e mais o complemento da rodada, que teve derrotas de Santos e Cruzeiro, turbinaram a luta do Vasco contra o rebaixamento no Brasileirão. O cruz-maltino chega à 28ª rodada fora do Z4, em 16º. São 30 pontos e 33,3% de chances de queda, segundo a Bola de Cristal do Brasileirão, ferramenta do jornal O GLOBO. Agora, Santos (37,1%) e Goiás (34,9%) aparecem com mais possibilidade de cair. (leia mais abaixo)
O jogo contra o rubro-negro é o terceiro seguido no Rio de Janeiro — o Vasco ainda enfrenta o Internacional em São Januário na próxima quinta-feira. Mas antes dele, o torcedor cruz-maltino já precisará ligar o secador: dois rivais diretos na briga contra a queda entram em campo neste sábado. O Bahia recebe o Fortaleza às 18h30, enquanto o Goiás visita o Cuiabá no mesmo horário.
Fonte: Extra