Dia Nacional da Vigilância marca reconhecimento da importância da área

Em Campos, o Departamento de Vigilância Sanitária, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, é responsável por diversas ações de preservação da saúde da população

Foto: Divulgação .

Foi celebrado neste sábado (05), o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, instituído em 2015 pela Lei 13.098. A data homenageia o nascimento do médico e sanitarista Oswaldo Cruz e marca o reconhecimento da importância estratégica dessa área. Em Campos, a Vigilância Sanitária Municipal (VISA), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, é responsável por diversas ações objetivando eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde da população, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de cada munícipe.

A assessora chefe da VISA, Vera Cardoso de Melo, ressalta que o papel da Vigilância Sanitária é de extrema importância, não só por fiscalizar o cumprimento das regras sanitárias, mas principalmente pelo papel educador, promovendo uma série de capacitações visando levar aos comerciantes conhecimento sobre práticas de higiene e proteção da saúde.

“A Vigilância faz parte do dia-a-dia de cada indivíduo, desde quando você acorda e vai escovar seus dentes (a água é fiscalizada pelo órgão), ao alimento que você come, a escola que seu filho estuda, a farmácia que você utiliza para comprar medicamentos. Eu reforço que todos nós somos consumidores, e é esse o objetivo da Vigilância, prezar para você consumir um produto de qualidade e que não coloque a sua vida em risco, seja por alimentos, pela água, na escola, medicamentos ou na ida a um consultório médico, ou odontológico”, realçou a assessora chefe.

Vera destacou o papel importante que as redes sociais têm, principalmente, na interação com a população. “Nós temos um site, onde a pessoa pode fazer as denúncias de forma totalmente anônima. Por lá, também é possível obter orientações sobre o licenciamento e sair da clandestinidade. Temos o nosso WhatsApp, Instagram e Facebook, onde as pessoas encontram vídeos educativos e materiais informativos”, pontuou a assessora chefe, informando que: “a função da Vigilância é orientar, também, os proprietários dos estabelecimentos, sobre a importância em oferecer um produto que não ofereça nenhum risco ao consumidor”.

BALANÇO – De janeiro a julho, A VISA Campos apreendeu 44 toneladas de alimentos impróprios para o consumo humano. Em relação às fiscalizações, foram 1.760 visitas incluindo os setores de alimentos, engenharia, farmácia, consultórios e hospitais. Desse total, cerca de 20 estabelecimentos foram interditados. Ainda nesse primeiro semestre, o órgão atendeu 5.909 munícipes e capacitou 1.854 pessoas.

Relacionados