O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi celebrado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São João da Barra, nesta quarta-feira, 2, com uma caminhada na rua Joaquim Tomaz de Aquino Filho. A programação teve a participação do Centro Terapêutico Pedro Machado e da Associação de Amigos e Famílias Atípicas (Aafa) do município. (Leia mais abaixo)
De acordo com a coordenadora geral da Apae, Juliana Rosmaninho, o objetivo da caminhada foi promover uma mensagem de inclusão educacional e social da pessoa com autismo. Além de promover atividades voltadas para ampliar a rede de apoio e suporte familiar.
“Destacando a importância do diagnóstico precoce e das intervenções adequadas para o desenvolvimento das habilidades da pessoa com TEA” destacou ela. O TEA é uma condição neurológica que impacta a comunicação, interação social e comportamentos, manifestando de forma particular em cada indivíduo. (Leia mais abaixo)
Neste ano o tema da campanha nacional para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”. O tema da campanha reforça a importância de conhecer sobre o autismo para promover a inclusão e o respeito às pessoas autistas, e derrubar preconceitos.
Mais conscientização – Também nesta quarta, às 17h, será lançado no YouTube o documentário ‘Expectativa X Realidade no TEA’, contemplado no edital da Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria Municipal de Cultura de São João da Barra. Confira AQUI.