Dia do Doador de Sangue terá programação especial em Campos

A data foi criada com o objetivo de sensibilizar e aumentar o número de doadores, conscientizando-os da importância da doação de sangue

Foto: Divulgação.

Neste sábado (26), a Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e do Hemocentro Regional de Campos (HRC), realiza uma programação especial pelo Dia Nacional do Doador de Sangue, marcado anualmente pelo dia 25 de novembro. Serão diversas atividades na Praça do Flamboyant, a partir das 7h30, como corrida e caminhada, aula de yoga, aula de dança, aferição de pressão, massagem e café da manhã para todos os doadores. (leia mais abaixo)

 

“O objetivo do evento é homenagear todos os doadores de sangue e conscientizar os que não são doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vida”, esclareceu o Presidente da Fundação Municipal de Saúde e Superintendente do Hospital Ferreira Machado, Arthur Borges. (leia mais abaixo)

 

A Diretora do Hemocentro Regional de Campos, Sandra Challub, comenta a importância dessa ação e agradece a todos os doadores e colaboradores. “O dia 25 é mais uma oportunidade para fazer memória da importância, do valor de doar sangue, e que tão prontamente os doadores realizam no Hemocentro diariamente quer seja na Unidade de Coleta Móvel. Estamos promovendo um evento com diversas atividades para homenagear os nossos doadores de sangue. Nossa gratidão aos nossos heróis que estendem seus corações para doar o sangue que corre nas suas veias e um agradecimento especial para todos que estão empenhados na realização do evento”, disse. (leia mais abaixo)

 

HOMENAGEM – A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no ano de 2004 e tem como objetivo sensibilizar e aumentar o número de doadores, conscientizando-os da importância da doação de sangue. (leia mais abaixo)

 

A Assistente Social, Cristiane Barros, informa que o evento vai homenagear todas as pessoas que separam um tempo durante sua rotina para ser um doador voluntário. “A unidade móvel, o nosso ônibus, também estará lá presente para quem quiser fazer a doação. Vai ser uma confraternização muito legal. Vamos estar lá recebendo todos os doadores e as suas famílias”, comunicou. (leia mais abaixo)

 

COMO DOAR – O Hemocentro é anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM) e atende à demanda de 25 unidades hospitalares da região. Para doar sangue é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal. Vale lembrar que o intervalo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. O Hemocentro funciona diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 18h.

Relacionados