A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia neste sábado (30), a vacinação das crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias contra a influenza (gripe) e contra o sarampo (vacina tríplice viral). Na ocasião acontece o Dia D, com a abertura dos postos também para a aplicação das vacinas para idosos com idade acima de 60 anos e profissionais de saúde. Esses três grupos prioritários representam 125.441 pessoas do público-alvo da campanha nacional.
A vacinação acontecerá em 26 postos distribuídos pelo município, das 9h às 15h. Poderão receber a dose contra a influenza crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde. A vacina protege contra os vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou o surto no final de 2021.
Já a vacina contra sarampo estará disponível para crianças de 9 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias e para profissionais de saúde com esquema vacinal incompleto. Vale ressaltar que ambas as vacinas, tanto a contra a gripe quanto a contra o sarampo, podem ser administradas no mesmo dia. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.
O diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro explica que o vírus influenza circula de forma endêmica em todo o território nacional. “Todo ano há risco de epidemia ou surto, como, por exemplo, o vivenciado no final de 2021. O surto da infecção pelo vírus tipo H3N2 que junto da pandemia do coronavírus veio a dificultar ainda mais a saúde das pessoas, então todo ano nós devemos aplicar a vacina da gripe para aqueles chamados grupos de risco porque a gripe é potencialmente grave. A gripe pode levar as pessoas ao hospital, à UTI e ao óbito”, explica o infectologista.
Iniciada em 4 de abril, até o dia 26, 9.743 pessoas com 60 anos ou mais já se vacinaram contra a gripe. Já em trabalhadores da saúde o alcance foi de 5.372 pessoas imunizadas. Os trabalhadores de saúde que atualizaram o esquema vacinal contra o sarampo somam 1.606.
Rodrigo ressalta que a vacina é altamente segura e que espera que os campistas elegíveis à vacinação compareçam em massa aos postos de vacinação contra a gripe. “É importantíssimo que as pessoas recebam a vacina que é renovada todo ano com aqueles tipos de vírus que circularam com maior frequência no último semestre”, disse.
Para ter acesso aos imunizantes, é necessário apresentar cartão de vacinação, documento com foto e comprovante de residência.
Na próxima segunda-feira (2) inicia aplicação da vacina influenza para os demais grupos prioritários, como caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso; funcionário do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdades e adolescentes em medidas socioeducativas; forças armadas; força de segurança e salvamento; trabalhadores portuários; caminhoneiros; gestantes e puérperas; pessoas com comorbidades; e pessoas com deficiência permanente.
Postos exclusivos para vacinação de idosos e profissionais de saúde:
Fundação Municipal de Esportes (antiga AABB)
Guarus Plaza Shopping
Posto exclusivo para vacinação de crianças de 6 meses a 4 anos, 11meses e 29 dias:
Cidade da Criança
Postos exclusivos para vacinação de idosos e crianças de 6 meses a 4 anos, 11meses e 29 dias:
- Centro de Saúde de Guarus
- UBSF de Dores de Macabu
- UBS de Custodópolis
- UBSF Félix Miranda
- UBSF Santo Amaro
- UBSF Poço Gordo
- UBSF Parque Imperial
- UBS Penha
- UBSF Lagamar
- UBS Eldorado
- UBS Santa Maria
- UBSF Ponta da Lama
- UBSF Parque Rodoviário
- UBSF IPS
- UBSF Parque Prazeres
- UBS Ponta Grossa
- UBSF Morangaba
- UBSF Lagoa de Cima
- UBS Tocos
- UBS Venda Nova
- UBS Vila Nova
- UPH Travessão
- UPH Ururaí
Post Views: 79