jornal-campista-1-1536x688

Dez escolas iniciarão Projeto Arteris Fluminense/Viva Meio Ambiente

Na semana passada, o primeiro encontro presencial aconteceu na Cidade da Criança Zilda Arns com os gestores, com intuito de sanar dúvidas

Foto: Ascom.

Dez escolas da rede municipal de ensino vão dar início ao Projeto Arteris Fluminense/Viva Meio Ambiente nas próximas semanas, em parceria com a Arteris, concessionária que administra a BR 101/RJ. Os departamentos da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e os educadores das escolas contempladas começaram a participar de formações, reuniões pedagógicas e a receber instruções dos organizadores do projeto, em março deste ano. (leia mais abaixo)

 

Na semana passada, o primeiro encontro presencial aconteceu na Cidade da Criança Zilda Arns com os gestores, com intuito de sanar dúvidas. A mediadora do projeto na Seduct, Layla Constantino, falou sobre a proposta de desenvolvimento do Projeto, que acontece ao longo de todo o ano letivo.(leia mais abaixo)

 

“Temos como objetivo contextualizar com o trabalho pedagógico já desenvolvido nas unidades, os conceitos de cidadania, direitos e deveres, noções espaciais com enfoque na preservação do meio ambiente e educação para o trânsito, destacando celebrações universais e nacionais importantes durante o ano, relacionadas às temáticas propostas”, explicou.(leia mais abaixo)

 

Ela citou datas como o Dia da Água (março); Maio Amarelo – mês de conscientização para a redução de acidentes de trânsito; Junho Verde – de disseminação de conhecimento para mudança de hábitos de consumo em referência ao meio ambiente; Setembro Amarelo – preservação à vida; entre outras. “Visamos, entre estes temas e outros, despertar a consciência crítica sobre a importância da sustentabilidade e as implicações sobre a vida”, acrescentou.(leia mais abaixo)

 

As unidades receberão gibis, fantoches e jogos de tabuleiros. Além disso, participarão de várias etapas que visam à qualificação para obter até 5 premiações, em categorias diferentes, como escola-destaque, menções honrosas e premiações de destaque para coordenadores do projeto na escola.

 

Quanto à qualificação para premiação, envolve: 1- o nível de engajamento da unidade, professores na participação de formações continuadas ofertadas on-line, desenvolvimento de atividades dentro da proposta e postagens registradas e relatadas na plataforma do projeto mensalmente; 2- Concursos de categoria individual (aluno); 3- quantidade de atividades desenvolvidas com enfoque na educação para o trânsito.

 

“Todo o material sugestivo de desenvolvimento do projeto está disponibilizado para os professores também em formato digital na plataforma Arteris Fluminense”, afirmou Layla.

 

UNIDADES – De acordo com a coordenadora de Projetos da Seduct, Neidimar Abreu, as Escolas Municipais cadastradas são: Albertina Azeredo Venâncio, Ary Batista Rangel (Nova Canaã), Augusto Machado Viana, CIEP 142- Maestro Vila Lobos, CIEP Clovis Tavares, Sebastião Ribeiro de Deus, Ferroviário Jacy Barbeto, Sesmaria, Isabel Maria Polônio e Manoel Simões Rezende.

 

“As escolas podem chegar a ser premiadas com smartphones e computadores, por exemplo, ao final do ano. Porém, tem que ter participação ativa, realizando as atividades propostas”, finalizou Neidimar.

Relacionados