O presidente do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), Orlando Portugal, e os secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Mérida, e de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior, estiveram na Baixada Campista para dois compromissos: visitaram uma escola que oferece cursos profissionalizantes em Baixa Grande e, depois, estiveram em Retiro, onde se reuniram com um grupo de agricultores.
Segundo o presidente do Fundecam, a LV-4 Cursos Profissionalizantes está na Baixada há seis anos e já qualificou mais de 5 mil jovens, preparando-os para iniciar no mercado de trabalho, através do Primeiro Emprego Aprendiz. “Foi muito importante essa troca com os alunos do curso profissionalizante para que conheçam os instrumentos que a prefeitura oferece, através do Fundecam”, informa Orlando, que também estava acompanhado pelo agente de crédito do órgão, Robson Chipolecho de Sá.
O Fundecam oferece taxas de juros especiais de 2% ao ano e 0,17% ao mês. O Programa Microcrédito do Fundecam já chegou a ser considerado, pela Caixa Econômica Federal referência de Microcrédito do Brasil. Ainda segundo Orlando, o Fundecam apresenta, ainda, outras linhas de financiamento, como Fundecam Inovação, Economia Solidária e Agricultura Familiar.
Em seguida, os secretários foram à localidade de Retiro para ouvir as demandas dos agricultores e apresentar as ferramentas que a prefeitura dispõe, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Agricultura. “Entendemos essa integração dos setores e essa escuta, tanto dos jovens que estão se preparando para o mercado de trabalho como dos agricultores, muito importante para que possamos estar cada vez mais próximos. Isso nos permite conhecer as demandas e divulgar o que o município tem a oferecer”, explica Marcelo Mérida.
“A reunião foi muito produtiva. Entendemos que o Fundecam, as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Agricultura puderam levar informações sobre as oportunidades que surgem e o modelo de reorganização da agricultura local”, reforça o presidente do Fundecam, acrescentando que o secretário de Agricultura também repassou informações relevantes aos agricultores sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
FONTE: Subcom