Campos recebeu, nesta quarta-feira (5), uma equipe da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Rio de Janeiro (Sedec/RJ) para conhecer a estrutura, capacidade e necessidades da Secretaria Municipal de Defesa Civil, dentro do Programa Permanente de Nivelamento Técnico-Operacional em Proteção e Defesa Civil, lançado pelo Governo do Estado. O encontro, realizado na Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), vai acontecer nas 11 Regionais de Defesa Civil (Redec) distribuídas em todo o estado. (Leia mais abaixo)
Os municípios de Campos, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu, São João da Barra (SJB) e São Francisco de Itabapoana (SFI) englobam a Regional Norte. Nesta quinta-feira (6), a equipe da Sedec/RJ estará em Itaperuna, que integra a Regional Noroeste. O secretário municipal de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto, fez uma explanação dos avanços obtidos pelo órgão municipal e das áreas que ainda precisam ser melhoradas e que necessitam do apoio do governo estadual.(Leia mais abaixo)
“Esse encontro busca o nivelamento entre município e estado. Conhecendo nossa realidade de perto fica mais fácil o Governo do Estado nos ajudar com equipamentos, maquinários, pessoal e viaturas, por exemplo. Quando o distrito de Santo Eduardo foi atingido pelas chuvas de março, houve celeridade no decreto de situação de emergência porque a Redec Norte e a Redec Noroeste estiveram presentes aqui e nos ajudaram”, explicou Pascoutto, que teceu elogios ao subsecretário municipal de Defesa Civil, major Edson Pessanha, e sua equipe de trabalho.(Leia mais abaixo)
“Tenho uma equipe que caminha comigo, que tem pensamentos diferentes, mas os mesmos objetivos. Quando a gente tem o mesmo objetivo, chegamos a um consenso, apesar das divergências”, acrescentou ele, citando como um dos avanços o Centro de Monitoramento de Desastres (CEMOD), que funciona 24h e permite o monitoramento e emissão de alertas em caso de chuvas fortes.(Leia mais abaixo)
O superintendente operacional da Defesa Civil do Estado, Paulo Ferreira Nunes, explicou que cada Redec é responsável por uma quantidade de municípios. “Esse é o segundo encontro que estamos realizando. O primeiro foi na Região Metropolitana, no Rio. Nossa avaliação é sempre positiva, porque a Defesa Civil se faz dessa forma, indo aos municípios e conversando com as pessoas para conhecer a realidade e traçar estratégias. Tivemos aqui a presença da sociedade civil e essa participação é muito importante”, afirmou ele.(Leia mais abaixo)
Já o coordenador da Redec Norte, Rodrigo Rangel Barcelos, ressaltou que esses encontros visam estreitar o relacionamento entre os órgãos em prol da população. “O estreitamento da relação facilita o diálogo e a tomada de decisões frente a ocorrência de chuvas fortes ou situações de alagamentos ou desastres, por exemplo”.