De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados pelo Ministério da Cidadania, na última quinta-feira (25), Campos teve um desempenho positivo no que se refere à redução dos índices de pobreza, com base no quantitativo de pessoas registradas no CadÚnico. Os dados divulgados são do período entre março de 2023 e março de 2024. (leia mais abaixo)
Comparado a municípios que possuem grandes investimentos, como São João da Barra, Macaé e Rio das Ostras, Campos foi o único que apresentou redução. (leia mais abaixo)
Em percentual, Campos teve diminuição de 2,46%, que significa, em números, uma queda de 5.815 pessoas saindo do mapa da fome; enquanto São João da Barra teve aumento de 3,07%; Macaé de 4,51%; e Rio das Ostras de 2,43%. (leia mais abaixo)
Vale destacar que os três últimos municípios, respectivamente, contam com investimentos do Porto do Açu, da Petrobras e da Zona Especial de Negócios (ZEN). Além disso, possuem números bem menores de população residente comparados a Campos. (leia mais abaixo)
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C) do IBGE mostra também os dados gerais. No Brasil, foi registrada uma diminuição de 11,4% das famílias que passavam por insegurança alimentar e nutricional.