Crianças do Nova Canaã recebem atendimento da campanha “Dente São”

A primeira-dama Tassiana Oliveira acompanhou a ação, que é desenvolvida pelo Programa Clube do Dentinho Saudável

Foto: César Ferreira/Ascom.

Dezenas de crianças do bairro Nova Canaã vêm recebendo orientação sobre cuidados com a saúde bucal e tratamento odontológico através da campanha “Dente São”, desenvolvida pelo Programa Clube do Dentinho Saudável, do Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, que objetiva a prevenção da lesão de cárie maior. A primeira-dama Tassiana Oliveira acompanhou a ação, nesta segunda-feira (13), que foi realizada Igreja Batista do bairro. (leia mais abaixo)

 

Durante a campanha foi realizado acolhimento das famílias com palestra que aborda a importância da promoção da saúde, através da alimentação saudável e escovação correta dos dentes que é praticada pela criança ainda no local. Após assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido, que é uma autorização do responsável para o atendimento e que os procedimentos são explicados, a criança é encaminhada para o atendimento que é feito através da técnica Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), ou seja, sem o uso de anestesia e motor.  (leia mais abaixo)

 

“Trabalhos como esse parece ser pequeno na visão de algumas pessoas, mas eles têm uma amplitude no resultado que é excelente. Através dessas ações as pessoas têm acesso ao conhecimento sobre a escovação correta dos dentes, sobre os produtos a serem usados, sobre o tratamento atraumático e faz com que as crianças não tenham medo, sem falar que estamos prevenindo uma lesão de cárie maior, diminuindo o custo de atendimento sobrecarregado lá na frente”, observou Tassiana, acrescentando que dá para sentir a paixão e carinho dos profissionais em realizar o trabalho.    (leia mais abaixo)

 

Conceição Luisa Santos, uma das coordenadoras do Programa Dentinho Saudável, explica que na técnica através da TRA, os profissionais usam o cimento ionômero de vidro para selamento e restauração de cavidades rasas e médicas, devido as suas propriedades favoráveis de adesão à estrutura dentária e liberação de flúor. “O selamento, assim como as restaurações feitas no local desafogam as filas nos postos de saúde”, disse a dentista.  (leia mais abaixo)

 

Por causa da pandemia, o atendimento oferecido pela campanha “Dente São” está sendo feito por família, como forma de não haver aglomeração. E quem aproveitou essa oportunidade foi Tamires Bernardino Peixoto, de 20 anos, que levou a irmã Jaina Vitória, de 9 anos, para o atendimento. “Ela está bastante animada e empolgada com o que aprendeu sobre a escovação e já vem praticando”, disse.  (leia mais abaixo)

 

“A ação é de uma importância grandiosa para o bairro e será sempre bem-vinda, principalmente neste período pandemia que muitas pessoas não estão conseguindo atendimento, que está mais difícil para se deslocar para atendimento fora do bairro. Moro aqui e aprovo todos os projetos que seja para benefício positivo da comunidade”, disse Roberta Azeredo, moradora do Nova Canaã e voluntária da campanha. (leia mais abaixo)

A campanha “Dente São” foi lançada em maio deste ano e, além do Nova Canaã, também é realizada na comunidade Margem da Linha. “O diferencial desse programa é que inicialmente não se trata de demanda espontânea, nós vamos até o público, levantamos as necessidades e o trabalho que tem que ser feito”, disse o diretor do Departamento de Odontologia, José Luiz Oliveira. (leia mais abaixo)

 

Além das coordenadoras, Conceição Luísa e Adriana Coelho, o Clube do Dentinho Saudável, na nova campanha envolve outros 10 profissionais com diversas especializações odontológicas que trabalham em regime de mutirão.

 

*Fonte: Ascom

Relacionados