O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) promove, entre os dias 4 e 8 de julho, a Semana de Prevenção contra Incêndio e Pânico (SemPrev 2022). Durante o projeto, que faz parte das comemorações do Dia do Bombeiro e do aniversário de 166 anos do CBMERJ, serão oferecidas, na modalidade de ensino a distância (EAD), palestras e atividades programadas. Para consolidar os conhecimentos serão disponibilizadas apostilas com as orientações dos profissionais do Corpo de Bombeiros. (leia mais abaixo)
– O principal objetivo da Semana de Prevenção é disseminar para o público externo conhecimentos básicos sobre incêndios, seus riscos e formas de prevenção, além de orientações para casos de emergência, incluindo noções de primeiros-socorros. Conscientizar a população que influencia diretamente na redução de acidentes e danos. O aprendizado pode, inclusive, ser o diferencial para salvar vidas – explicou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral da corporação – coronel Leandro Monteiro. (leia mais abaixo)
A Semana de Prevenção contra Incêndio e Pânico foi instituída pelo Decreto Federal 35.309, de 02 de abril de 1954, e atende à Lei Estadual 5.883, de 14 de janeiro de 2011. (leia mais abaixo)
Segundo o coronel Leandro Monteiro, a participação de toda a população é importante, mas um dos pontos fundamentais é a adesão de profissionais como porteiros, zeladores e síndicos. (leia mais abaixo)
– Esses profissionais, pelas próprias características do seu trabalho, são fundamentais para disseminar o conhecimento e ajudar a prevenir acidentes. Durante a SemPrev, vamos abordar diversas situações de risco potencial para população e as medidas para mitigar seus efeitos e, se possível, evitá-los.(leia mais abaixo)
Na programação também estão orientações sobre como minimizar as chances de acidentes domésticos e o que fazer para evitar inundações causadas pelas chuvas – destaca o comandante.(leia mais abaixo)
As inscrições podem ser feitas no site da corporação – https://semprev.cbmerj.rj.gov.br/ (leia mais abaixo)
É preciso ser residente no território fluminense e ter 18 anos completos. As vagas são gratuitas e limitadas. Ao final do curso, o certificado será emitido no ambiente virtual pelo próprio participante.