jornal-campista-1-1536x688

Conheça os 7 tipos de descanso que seu corpo e sua mente precisam

Médica explica tipos diferentes de descanso que o ser humano precisa para se sentir bem e recuperar sua energia plenamente

Foto: Reprodução.

Que atire a primeira pedra quem nunca acordou se sentindo cansado mesmo após uma boa noite de sono. É muito comum associarmos o descanso apenas com dormir, mas, existem outros fatores que contribuem para recarregarmos as energias do corpo e da mente. (leia mais abaixo)

Quem explica isso com mais detalhes é a médica Saundra Dalton-Smith em seu TEDx Talk de 2019 A razão por que estamos todos cansados e o que fazer sobre isso (em tradução livre). (leia mais abaixo)

Em seu trabalho, Dra. Saundra explica que existem sete tipos diferentes de descanso que o ser humano precisa para se sentir bem e recuperar sua energia plenamente – e apenas um desses tipos está ligado ao sono. Ou seja, dormir e descansar não são necessariamente a mesma coisa.

Segundo Dra. Saundra explica em seu TEDx Talk, “muitos passam pela vida achando que descansaram por que dormiram, mas, na verdade, estamos descuidando dos outros tipos de descanso necessários”. Saundra ainda complementa dizendo que, o resultado disso é “uma cultura de alta performance, alta produtividade, cansaço crônico e indivíduos sofrendo de burnout”.

 

A médica ainda alerta em sua palestra que “muitos de nós estão sofrendo de um déficit de descanso porque nós não entendemos o poder do descanso. O descanso é terapia alternativa disponível para nós livre de químicas e qualquer substância, mais segura de todas e a menos usada por todos nós”.

Pensando em te ajudar, a equipe do Popverso CNN assistiu ao TEDx Talk completo da Dra. Saundra Dalton-Smith e preparou um resumo dos sete tipos de descanso necessários para seu corpo e sua mente. (leia mais abaixo)

Mas atenção: a fadiga também é um sintoma que pode ser associado à uma série de problemas de saúde. Portanto, é importante procurar atendimento especializado caso ela persista – e caso você sinta necessidade.

Descanso físico

É o tipo mais conhecido e o mais associado ao ato de descansar. Pode ser ativo – praticado em atividades que estimulam a circulação e a flexibilidade, como yoga, alongamento e massagem – ou passivo – dormir e tirar um cochilo.

Descanso mental

Pode ser praticado em pequenas pausas durante o dia de trabalho – de preferência, de duas em duas horas. Mas elas precisam ser feitas sem pressa, para lembrá-lo de desacelerar.

Relacionados