Existe uma crença popular de que deixar o celular de ponta-cabeça faz a câmera tirar fotos melhores. Mas será que as imagens ficam boas mesmo ou é só impressão? (leia mais abaixo)
Fato é que a resolução da câmera do smartphone vai ser sempre a mesma, independentemente da posição que estiver o aparelho – para cima, para baixo ou para os lados. (leia mais abaixo)
Virar o celular para que a câmera fique embaixo permite brincar com ângulos e perspectivas diferentes, o que pode fazer com que as fotos pareçam melhores, como se tivessem sido feitas por profissionais. (leia mais abaixo)
É o que dizem os especialistas consultados pelo Guia de Compras, que deram dicas para usar melhor a câmera do smartphone. Veja as recomendações a seguir: (leia mais abaixo)
Inverter para melhorar os ângulos
É comum ver fotógrafos usando tripés para segurar a câmera mais baixo ou mesmo se agachando para tirar uma foto, principalmente em cenas com crianças ou pets. (leia mais abaixo)
Por que eles fazem isso? Para melhorar o ângulo da foto e deixar o objeto fotografado no centro da imagem. (leia mais abaixo)
“Virar o celular é uma forma de você abaixar o ângulo da câmera, sem precisar se abaixar”, explica o fotógrafo Luca Pucci. “Se inverte a câmera, ela fica pelo menos uns 10 cm mais para baixo, se aproximando um pouco mais do ângulo que um fotógrafo conseguiria”. (leia mais abaixo)
Brincar com a perspectiva
Virar o celular ao contrário e alternar a lente para a grande angular, em aparelhos que têm essa opção, “dá a sensação de grandiosidade, de imponência. Pode ser uma escultura, uma estátua, uma pessoa”, comenta o fotógrafo Paulo Barba. (leia mais abaixo)
Funciona muito bem com pets, como dá para ver nas imagens a seguir. Se visto por cima, fica bom, mas com a sensação de que pode melhorar. (leia mais abaixo)
Deixar a câmera invertida no nível do chão tem até nome técnico, vindo do cinema, lembra Barba: contra-plongé, quando a lente fica abaixo do nível dos olhos do espectador. Só lembrar de “Bastardos Inglórios”, por exemplo. (leia mais abaixo)
Visto no nível do chão, com a câmera invertida, cria um outro visual para a foto. (leia mais abaixo)
É um ajuste de perspectiva que pode melhorar até fotos de paisagens: (leia mais abaixo)
Manter no nível da mesa para profundidade
Outro uso criativo da câmera invertida é na mesa – da cozinha, do escritório ou do restaurante. (leia mais abaixo)
Para comida, o ato de virar o celular ajuda a aproximar do prato, lembra Pucci. E ainda ajuda na ergonomia de clicar com o botão para cima, diz Barba. (leia mais abaixo)
A dica da mesa (ou de uma superfície plana) ajuda a criar profundidade na cena, como dá para ver no exemplo a seguir. (leia mais abaixo)
Faça uma sombra
Em ambientes externos, segurar o celular de cabeça para baixo pode ajudar a criar uma sombra sobre a lente com a mão, como o parasol das lentes das câmeras profissionais, lembra Pucci.. (leia mais abaixo)
Esse acessório ajuda a proteger a lente de luz adicional, evitando reflexos na imagem e melhorando o contraste do resultado final. (leia mais abaixo)
Também serve para vídeos
O truque da câmera invertida em cima da mesa – ou de uma superfície plana – pode ser adaptado para vídeos, na hora de filmar objetos pequenos ou pratos de comida. (leia mais abaixo)
Paulo Barba indica mover a câmera durante a filmagem em torno ou em direção ao objeto, o que ajuda a dar mais estabilidade durante o movimento. (leia mais abaixo)
Tome cuidado com retratos
Para tirar fotos de pessoas, o resultado pode variar muito. (leia mais abaixo)
É sempre bom lembrar que a lente da câmera próxima ao chão pode deixar o modelo um pouco maior – pernas, papada e barriga podem “crescer”. (leia mais abaixo)
E quem estiver passando por perto pode achar que você está tirando fotos impróprias do modelo, já que a câmera está na linha do chão. (leia mais abaixo)
E as selfies?
Selfie de ponta-cabeça não é comum, diz Barba. A lente da câmera frontal já está na altura dos olhos. (leia mais abaixo)
É melhor deixar o celular na posição normal e, se tiver a opção, fazer a selfie com grande-angular, mais aberta (alguns modelos de celulares mais avançados, como iPhone e Galaxy, permitem fazer essa mudança). (leia mais abaixo)
“Mostrar o ambiente ao redor faz diferença dependendo de onde você está”, conclui o fotógrafo.