jornal-campista-1-1536x688

Com patrocínio da Coagro, atleta de 10 anos se destaca em campeonatos pelo Brasil

Foto: Divulgação.

Ela começou a demonstrar seu talento aos dois anos de vida, transformando os brinquedos da pracinha em seu playground individual de acrobacias. Hoje, aos 10 anos, Millena Cristina dos Santos Lima, é uma atleta de ginástica olímpica que acumula pódios de vitórias pelo Brasil e muitas medalhas. A menina é patrocinada pela Usina Coagro, de Campos, que decidiu investir no esporte como fonte de transformação de vidas. (Leia mais abaixo)

Millena lembra como foi o seu desempenho este ano. Em 2023, ela competiu em duas categorias diferentes, sendo uma delas, um nível acima do seu. No pré-infantil, da faixa etária de 10 anos, Millena ganhou medalhas de ouro e de prata, ficando em 1⁰ lugar na modalidade por equipes e 2⁰ lugar no individual geral, no Campeonato Brasileiro, realizado em Anápolis-GO, no mês de novembro.(Leia mais abaixo)

Já no campenato Estadual, no mês de outubro, Millena conquistou o ouro, ficando em 1⁰ lugar no individual geral e 1⁰ lugar na categoria solo.(Leia mais abaixo)

Na categoria acima da dela – a infantil que reúne atletas de 11 e 12 anos – Millena se superou. “Minha filha ganhou duas medalhas de bronze, ficando em terceiro lugar na trave, terceiro no solo e quinto no individual geral, no Campeonato Brasileiro”, comemora a mãe de Millena, Elaine Cristina dos Santos Carneiro. O campeonato aconteceu no município baiano de Lauro de Freitas, em agosto de 2023. Já no Estadual em agosto, ganhou ouro, ficando em 1⁰ lugar na trave.(Leia mais abaixo)

Como tudo começou

Millena nasceu em Nilópolis, na Baixada Campista. Segundo Elaine, quando criança, ela gostava de fazer estrelinhas, plantar bananeira e dar cambalhotas, imitando o tio que praticava capoeira. “Desde muito criança ela demostrava muita força e habilidade. Também era graciosa na dança e nos movimentos. A entrada no esporte foi adiada por orientação médica, pois, por um período, o crescimento da Millena não estava adequado. Mas isso não impediu que ela realizasse seu sonho”, lembra, emocionada, Elaine.(Leia mais abaixo)

Com 6 anos, Millena entrou na escolinha de ginástica e começou a se destacar. “Fazia o treinamento duas vezes na semana, mas devido a sua habilidade, o professor a indicou à equipe avançada, com treinos diários para seu maior desenvolvimento. No ano seguinte, com toda essa evolução, foi para um clube de ginástica com atletas de alto rendimento, onde ficou por dois anos.”, conta Elaine.(Leia mais abaixo)

Conquistas

A primeira competição de Millena como atleta profissional foi no Campeonato Estadual, alcançando o quarto lugar na categoria mirim. Além de seu bom desempenho nos aparelhos, Millena demonstrou uma notável capacidade de concentração, de dedicação e de adaptação a um maior nível de cobranças e de dificuldades. “Sempre demonstrando sua alegria e amor, ao se dedicar cada vez mais ao esporte. Assim, eu avaliei que, para continuar evoluindo no esporte, era necessário dar um passo adiante. Preparada para um novo desafio, em 2022 Millena tornou-se atleta de um dos maiores clubes de ginástica do Brasil, o Flamengo”, comemora Elaine.(Leia mais abaixo)

Moradora de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a rotina de Millena é intensa, se dividindo entre a escola e mais quatro horas de de treinos diários, incluindo sábados e feriados. “A principal dificuldade é o deslocamento, pois devido a distância e o trânsito, leva muito tempo na ida e na volta até o clube, na Gávea, distante 27 quilômetros de casa, sobrando pouco tempo para outros afazeres. Mas mesmo cansada, ela faz questão de concluir o dever de casa da escola e deixar seu caderno completo”, afirma Elaine.(Leia mais abaixo)

O patrocíncio

O talento de Millena foi notado por uma amiga de trabalho de Elaine, uma médica. Dra. Luciana Borges teria se encantado com as manobras corporais da atleta e mostrou o material a um amigo que trabalha na Usina Coagro. “Eles gostaram do empenho e da trajetória de Millena e, então, ela conseguiu o patrocínio”, conta Elaine.(Leia mais abaixo)

Para a Coagro, apoiar a atleta é muito mais que um incentivo ao esporte, é um investimento em vidas que se dedicam a crescer, a se desafiar e a se superar. “Elas tornam-se referências no que fazem e exemplos para outras pessoas que buscam criar disciplina e a se dedicar no que se propõem a fazer, se aperfeiçoando cada vez mais para alcançar a alta performance e sendo completamente realizadas em vida”, resumiu a direção da Coagro, em nota.

Relacionados