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Chuvas travaram obras, mas Ponte da Integração será entregue até o fim do ano

DER responde ao Campos 24 Horas sobre a morosidade do ritmo das obras da ponte que interliga Campos, São Francisco e São João da Barra

Foto: Pacto RJ.

Postado por Fabiano Venancio – A Ponte da Integração, que interliga os municípios de Campos, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, entrou para o folclore político da região como a “ponte das promessas” ou “ponte Copa do Mundo”, sempre anunciada a cada quatro anos, ou seja, em período de eleição. Muitos se elegeram com a bandeira da inauguração da ponte como mote de campanha. Mas, parece que desta vez a obra vai nascer, pelo menos neste governo, segundo prometeu o governador Cláudio Castro (PL) que definiu para dezembro deste ano o prazo para a entrega das obras. Em resposta a um questionamento da reportagem do site Campos 24 Horas sobre a morosidade do ritmo das obras, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) enviou nota informando que “o cronograma de construção da Ponte da Integração,  foi comprometido pelo alto volume de chuvas no início do ano”. 

Ainda quanto à indagação sobre morosidade das obras, o DER-RJ acrescenta que “a construção da ponte, aguardada desde a década de 1970, foi retomada pela atual gestão e é uma das prioridades do Governo do Estado. A obra, como o governador Cláudio Castro tem ressaltado, é de grande importância para a região por diminuir em mais de 80 quilômetros a distância entre as duas cidades”. 

O DER-RJ não informou sobre o quantitativo de trabalhadores que no momento estão atuando nas obras, frisando que “as equipes estão trabalhando em ritmo acelerado para a instalação dos guarda-corpos, barreiras e dos cinco últimos vãos da ponte”.

— O número de funcionários é o identificado pela empresa contratada como o necessário para para a execução da obra nesse momento, quando o processo maior é o de transporte de material pelas carretas e a instalação das vigas por meio de gruas. Além disso, trabalham na construção dos acessos nas rodovias RJ-194 e RJ-196. A previsão é que a obra seja entregue até dezembro deste ano”. 

O início das obras começou da ponte começou no governo Sérgio Cabral. Sua inauguração foi prometida por Cabral, mas não foi concluída. Durante a gestão de Luiz Fernando Pezão várias vezes se ouviu anúncio de inauguração da obra como certa. No fim, a população mais uma vez ficou com o sentimento de decepção ou frustração. No governo interino de Cláudio Castro houve interrupção nas obras devido a denúncias de irregularidades no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-EJ). No entanto, os problemas foram superados, recursos foram alocados para a continuidade das obras, mas o ceticismo de muitos se justifica pelo ausência de celeridade nas obras. 

No Pacto RJ, portal criado pelo governo estadual para que a população acompanhe o andamento das obras em todo território fluminense, informa que 84,23% das obras já foram sendo realizadas.

OBRA DE MAIS DE R$ 160 MILHÕES – Orçada em mais de R$ 163 milhões, a ponte sobre o Rio Paraíba (com seus acessos) é considerada essencial para encurtar a distância entre o Porto do Açu, o Aeroporto Bartolomeu Lisandro e o Espírito Santo, além de também incrementar o turismo, encurtando a distância de Campos e São João da Barra para São Francisco de Itabapoana. 

Em entrevista, o prefeito Wladimir Garotinho (a caminho do PP) disse que acredita na entrega da obra no prazo estabelecido, apesar das ressalvas. “O que me preocupa é que não basta a conclusão das obras da ponte em si, mas os acessos que precisam ser construídos de um lado e outro. Mas eu confio no governador Cláudio Castro”.

A reportagem tentou contato com deputados estaduais com base eleitoral na região para informar se há algum pronunciamento ou se foi protocolado algum ofício encaminhado ao governo estadual, solicitando maior celeridade no ritmo das obras. Contudo, até o fechamento desta matéria, nenhum dos parlamentares retornou as ligações. 

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