jornal-campista-1-1536x688

Chuva forte e atuação da Defesa Civil em vários pontos de Campos

Equipes da secretaria trabalham preventivamente na limpeza de canais e valas de drenagem

Foto: Ascom .

(Veja vídeo ao final das informações) – A Defesa Civil alerta para a ocorrência de chuvas intensas nos próximos dias. Nas últimas 24 horas, de 7h de sábado (26) às 7h deste domingo (27), teve concentração de chuvas em pontos como avenida Felipe Uébe, Tenente Coronel Cardoso (Rua Formosa), no Cento, e na Tancredo Neves e José Carlos Pereira Pinto, em Guarus, e o acumulado, no Jardim Carioca, foi de 52,3 mm. A previsão de 200 mm de chuva, de quinta passada (24) até o final de semana, foi ultrapassada e somente em Tócos, na última sexta (25), o acumulado foi de 150 mm. (leia mais abaixo)

Trajetos com alagamentos em função da elevada precipitação pluviométrica em poucas horas, como na descida da ponte Leonel Brizola, na Beira Valão, devem ser evitados. As cabeceiras da ponte foram interditadas, esta manhã, pela Guarda Civil Municipal, mas a orientação da Defesa Civil é que, em ocorrência de chuvas fortes, as pessoas evitem sair de casa e, em caso de necessidade de deslocamento, que motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres não trafeguem por vias alagadas. (leia mais abaixo)

 

 

Autoridades explicam que Campos é uma planície e, com chuva intensa em curto espaço de tempo, ocorrem pontos de alagamento, que são escoados naturalmente pelas galerias de drenagem de águas pluviais. Locais em que o escoamento não tem vazão em face da forte concentração da precipitação são atendidos por equipes da Defesa Civil, com colocação de bombas para a retirada da água, como foi feito em Tócos, onde, na sexta-feira, choveu 150mm.(leia mais abaixo)

 

Para esta semana, a probabilidade é de 90% de chuva até quinta, com previsão de 16 mm na segunda-feira (28); 26mm na terça (29); 24 mm na quarta (30) e 13 mm na quinta-feira (1º). (leia mais abaixo)

 

O órgão municipal tem feito um trabalho preventivo, com limpeza de valas e canais. Em parceria com a Associacao Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), os canais que drenam a água da área urbana para a foz e que receberam os serviços foram os de Tócos, Cambaíba, Coqueiros e Santo Antônio. Valas de drenagem foram limpas nos bairros Novo Jockey, Tapera 1, Custodópolis, Parque Rio Branco, Parque Santa Clara e Imperial. (leia mais abaixo)

 

Neste fim de semana, a Defesa Civil atuou em Farol de São Tomé, na Vila dos Pescadores, Novo Jockey e Vila Menezes, locais que serão contemplados com obras do Bairro Legal. Em Guarus, houve solicitação de moradores dos Parques Santa Rosa e Eldorado.  (leia mais abaixo)

 

Veja abaixo o acumulado de chuva nas últimas 24 horas:

Jardim Carioca – 52,3mm

Baixa Grande – 49,6mm

Dores de Macabu – 33,4mm

Arraial Travessão – 32,2mm

Morro do Coco – 10,2mm

Serrinha – 6mm. VEJA VÍDEO ABAIXO:

Relacionados