Dentro da programação do Mês do Idoso, foi realizada nesta quinta-feira (16), no Centro Dia do Idoso, em Guarus, uma palestra com o tema “Risco de Quedas em Ambiente Doméstico” com o fisioterapeuta Victor Alves. Além de palestras sobre variados temas, que envolvem a população idosa, também estão sendo realizados aulões especiais e oficinas este mês. A programação foi elaborada pela Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. (leia mais abaixo)
Quedas de idosos são comuns, seja pela falta de equilíbrio ou por perda de massa muscular. “A palestra abrange conceitos do que pode levar a uma queda, patologias ligadas ao desequilíbrio e consequente queda e como podemos evitá-la de acordo com nossa rotina de atividades diárias”, explica a coordenadora do Centro Dia do idoso, Rita de Cássia Pessanha. (leia mais abaixo)
“Tanto as oficinas como as palestras estão voltadas para atividades e temas que envolvem, diretamente, a pessoa idosa, que precisa de alongamento, de exercitar a memória e de informações. Com as palestras sobre prevenção de acidentes e quedas, queremos evitar a incidência de quedas entre os idosos, que geram internações e limitam as atividades dos idosos”, explica a subsecretária Rosilani Tavares. (leia mais abaixo)
Centro de Convivência – Na próxima semana, serão realizadas no Centro de Convivência da Terceira Idade, onde funciona a Policlínica, oficinas de dança e memória. Na quarta-feira (22), no mesmo horário, oficina de memória com a psicóloga Isabel Cristina Espinha. No dia 27, às 9h30, outra palestra sobre “Prevenção de Acidentes e Quedas” com o fisioterapeuta Marcus Luciano. No dia 29, às 14h, haverá oficina de dança sênior com a professora Flávia Campos. (leia mais abaixo)
No dia 03 de setembro, foi inaugurada a Policlínica da Terceira Idade, com 14 especialidades médicas para atender aos idosos. A inauguração abriu a programação do Mês do Idoso. No dia 08, houve aulão especial de alongamento e, nesta quarta-feira (15), palestra sobre o empoderamento do idoso, com Léo Ewerton.
*Fonte: Ascom