O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou nesta sexta-feira (21), em quatro bairros diferentes, os últimos mutirões do mês, antes da realização de mais um Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa).
Os agentes de combate a endemias trabalharam nos bairros Parque São Salvador, Parque João Seixas, Parque Santo Antônio e Residencial da Lapa. Quase 10 mil imóveis foram visitados durante os meses de maio, junho e julho. 2.046 imóveis foram tratados, com 209 focos encontrados. Também foram recolhidos 213 pneus desde o início dos trabalhos.
Os mutirões consistem em uma ação conjunta e centralizada dos serviços de combate ao mosquito transmissor. Além da busca por focos que serão tratados, ou destruídos, pneus, depósitos inservíveis e sacos de lixo são recolhidos durante a ação.
Coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos acredita que o apoio da população é fundamental para o sucesso do trabalho. “Os mutirões realizados na sexta-feira, têm como base os dados do Lira. O objetivo é diminuir o índice de infestação, e a participação da população nesse processo é fundamental”, destacou.
LIRAa – O próximo LIRAa está programado para começar no dia 31 deste mês. O levantamento vai até o dia 4 de agosto quando os dados serão enviados para o Rio. O último resultado apontou índices de infestação de 4.5, uma queda considerável em relação ao primeiro LIRAa do ano, que apontou o índice de 5.2. Barcelos afirma que a tendência é que esse índice baixe ainda mais.