Nesta sexta-feira (18), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com o apoio da Subsecretaria de Limpeza, Parques e Jardins, realizou a limpeza e coleta de materiais inservíveis na casa de um acumulador, residente em Goitacazes. A retirada do excesso de entulhos, que estavam na frente do imóvel, demandou a ação de um caminhão. (leia mais abaixo)
Também nesta sexta-feira, os Agentes de Combate às Endemias (ACES) estiveram em Donana para mais um mutirão de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.(leia mais abaixo)
O coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores do CCZ, Claudemir Barcelos, foi quem esteve na casa do acumulador, acompanhado da subsecretária de Limpeza, Parques e Jardins, Simone Ferreira Muniz de Oliveira.(leia mais abaixo)
“Chegamos a esse imóvel por meio de uma denúncia anônima feita ao CCZ na quinta-feira. Inicialmente, o morador criou certa resistência, mas após uma conversa conseguimos fazê-lo entender que o acúmulo de materiais sem uso pode acarretar danos à saúde”, disse Claudemir, ressaltando que dentro do imóvel também havia entulho, mas o acumulador não permitiu a entrada da equipe.(leia mais abaixo)
Entre os itens retirados, segundo Claudemir, estavam 100 pneus. “Havia focos do mosquito da dengue em todos eles. Na segunda-feira vamos retornar ao local para tentar entrar no imóvel”, afirmou ele. A pessoa é considerada acumuladora por ter dificuldade de se desfazer de objetos, mesmo que não tenham mais nenhuma utilidade.(leia mais abaixo)
Em Donana, durante o mutirão, os agentes visitaram 714 imóveis, eliminaram nove focos do mosquito e colocaram telas em duas caixas de água. Foram recolhidos 39 pneus, além de 79 sacos de lixo, contendo inservíveis. Cerca de 30 imóveis precisaram de tratamento com larvicida.