A Secretaria Municipal do Ambiente, em parceria com a empresa Synergix – Consultoria e Projetos Ambientais, concluiu o Estudo Técnico Base para a criação de mais três (03) Unidades de Conservação no município de Cardoso Moreira. São elas: Refúgio de Vida Silvestre Córrego Palmital, Refúgio de Vida Silvestre Serra da Cacunda e Área de Proteção Ambiental Serra da Onça. (leia mais abaixo)
A equipe técnica foi composta pelo Engenheiro Ambiental, Cleber Ferreira Graça Filho, a Agrônoma, Mariana Barreto de Souza Arantes e pelo Técnico Florestal, Herick Barreto Monteiro Viana. A equipe da Secretaria Municipal do Ambiente foi composta pelo Secretário Municipal, Walace Eugênio Zózimo Mota, pela Engenheira Ambiental, Bianca Ignácio Almeida e pelo Agente Administrativo, Fabrício Pinto de Souza. As equipes ainda contaram com a colaboração externa do Biólogo, Marcelo Paixão Reis. (leia mais abaixo)
O objetivo da criação das Unidades de Conservação é o de evitar que a crescente urbanização e o avanço de atividades agrícolas como a pecuária contribuam para a perda de cobertura vegetal e comprometam a preservação do bioma da Mata Atlântica, característico de nossa região. A primeira área proposta para a criação de uma Unidade de Conservação (Refúgio de Vida Silvestre Córrego Palmital) fica próxima a localidade de São Joaquim e Vila Nova de Campos (Campos dos Goytacazes), a segunda área proposta (Refúgio de Vida Silvestre Serra da Cacunda) fica próxima à localidade de São Luís e a terceira área proposta fica próxima à região denominada de Santa Bárbara, localizada próxima à localidade de Outeiro. (leia mais abaixo)
O estudo completo está disponível em nossa matéria no site oficial da Prefeitura: https://cardosomoreira.rj.gov.br/…/concluído…/1075