Campos tem se destacado por sua eficiência na notificação de acidentes de trânsito, especialmente aqueles envolvendo motocicletas. A cidade alcançou a posição de maior notificador de acidentes de trânsito na Região Norte, graças à colaboração fundamental de várias entidades e profissionais, conforme reconhecimento da Secretaria de Estado de Saúde, por meio da DANT (Doenças e Agravos Não Transmissíveis). O Hospital Ferreira Machado (HFM), parceiro crucial nessa empreitada, atua como a principal unidade notificadora, enviando dados essenciais sobre acidentes, internações e óbitos relacionados ao trânsito.(leia mais abaixo)
A parceria com a DANT Estadual inclui o Núcleo de Vigilância em Saúde do Hospital Ferreira Machado (NVH), a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da DANT local e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), garantindo que as notificações cheguem ao Estado. As ações e iniciativas que colocaram Campos com maior notificador serão apresentadas nesta sexta-feira (29), durante uma live às 10h30, com a participação de representantes das Regiões Norte, Noroeste e Serrana.(leia mais abaixo)
O foco está na prevenção e promoção da segurança no trânsito, com ênfase na redução de óbitos e internações, como explica a coordenadora do DANT e representante de Campos, Rossana Espinoza.
“Esse processo de notificação não é apenas burocrático, é um passo crucial para entender, prevenir e promover a segurança no trânsito. Campos, embora seja o maior município em população e extensão, está demonstrando sua capacidade de monitorar informações, promover vigilância e responsabilidade. A notificação é o primeiro passo para a formulação de ações direcionadas a esses objetivos”, enfatizou Rossana, que aproveitou para agradecer o apoio do presidente da Fundação Municipal de Saúde e superintendente do HFM, Arthur Borges, e ao Governo do Estado, que possibilitou o fortalecimento dessas iniciativas essenciais, por meio do cofinanciamento estadual da DANT para a contratação de profissionais.(leia mais abaixo)
PARCERIA – Além disso, o HFM fortaleceu sua parceria com o Instituto Municipal de Transporte e Trânsito (IMTT), colaborando para promover ainda mais ações de prevenção e segurança viária.(leia mais abaixo)
“Com esse reconhecimento, Campos continuará monitorando e notificando acidentes de trânsito, mantendo um compromisso com a segurança pública. Essa cooperação exemplar entre entidades públicas e privadas possui o mesmo objetivo de promover a segurança no trânsito e salvar vidas”, destaca a representante do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Cristiane Ramos.(leia mais abaixo)
APRESENTAÇÃO – Campos terá a honra de apresentar o trabalho realizado no município, perante outros municípios do estado e a coordenação estadual. A apresentação acontecerá em uma live programada para hoje (29), às 10h30, onde cada representante da Região Norte, Noroeste e Serrana terá 15 minutos para compartilhar suas ações e iniciativas. Essa oportunidade de apresentação é um reconhecimento significativo, pois mostra que Campos se destaca como um modelo positivo no que diz respeito à notificação de acidentes de trânsito.(leia mais abaixo)
“Embora não haja uma competição ou uma premiação formal, o fato de Campos ter sido convidada a participar da live já é considerado uma grande honra. O município foi escolhido pelo Estado devido à sua notável capacidade de notificação de acidentes de trânsito, tornando-se o maior notificador da Região Norte”, explica Rossana Espinoza.