A Prefeitura de Campos se fez presente na cerimônia de abertura da primeira edição do Festival Caminhos do Açúcar, em São Fidélis, promovido pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), na noite desta sexta-feira (19). O prefeito Wladimir Garotinho foi representado pelo secretário de Turismo, Hans Muylaert, que compareceu ao evento junto da presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas e de outros agentes do governo.
Recepcionados pela presidente do Consórcio e prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, prefeitos e secretários dos 19 municípios que compõem o Cidennf, se confraternizaram com a concretização do projeto Rota Turística Regional Caminhos do Açúcar, que, permeio da união dos municípios integrantes, tem como objetivo desenvolver o turismo nas regiões Norte e Noroeste Fluminense.
“Vivemos, nesta noite, uma grande realização dos municípios consorciados ao Cidennf, que trabalham no fortalecimento do turismo em nosso território. Gostaria de parabenizar todos os prefeitos e prefeitas, em especial ao prefeito de São Fidelis, Amarildo Alcântara, grande anfitrião desta primeira edição do evento. O Festival Caminhos do Açúcar, aqui em São Fidelis, segue até domingo, com entrada franca”, disse Fátima Pacheco.(leia mais abaixo)
Para o secretário municipal de Turismo, Hans Muylaert, o evento representa o fortalecimento entre os 19 municípios do Cidennf. “Trata-se do pontapé inicial para o progresso do turismo regional. O Consórcio investirá o aporte financeiro de R$ 10 milhões, dividido entre os municípios, com indicações definidas em um workshop, na quinta-feira, aqui em São Fidélis. O Festival Caminhos do Açúcar já deu certo e veio para abrir uma nova era, no interior do RJ, com desenvolvimento econômico e turismo”, observou.(leia mais abaixo)
A presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, exibiu, com alegria, materiais expostos no Festival, produzidos pelo Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho e pelo Museu Histórico de Campos.(leia mais abaixo)
“Apresentamos nosso conteúdo sobre o universo da produção açucareira, presente na exposição ‘Cinco séculos de história: o açúcar e a formação histórico e cultural dos Campos dos Goytacazes’, do Arquivo Público e o projeto ‘A Produção Açucareira e Seus Vestígios’, do Museu Histórico, exposição que apresenta seu acervo ligado à produção açucareira na região norte fluminense, abrangendo o período de transição dos engenhos centrais em usinas (uma nova estrutura agroindustrial), por meio do álbum das usinas da região, oferecido de presente ao ex-presidente da República, Nilo Peçanha”, detalhou Auxiliadora Freitas.(leia mais abaixo)
A abertura do Festival contou com as presenças do deputado estadual Jair Bittencourt e de diversos prefeitos. A comitiva de Campos contou com as presenças do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos, Edvar Chagas Júnior: do subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Knust; da subsecretária de Turismo, Patrícia Cordeiro; da subsecretária de Turismo, Isabela Terra Barreto; do diretor de Economia Solidária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sandro Figueredo e da coordenadora do projeto Morar com Saúde, Linda Mara Silva.
O Festival Caminhos do Açúcar tem o apoio institucional da Prefeitura de São Fidélis; do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Emater-Rio; do Senar-Rio, Sebrae-Rio, TurisRio e Governo Federal, via Ministério do Turismo.
FESTIVAL CAMINHOS DO AÇÚCAR – PROGRAMAÇÃO:
Sábado: 20/05:
12h: Abertura
Palestras – Turismo Rural:
15h: Associativismo e Cooperativismo (Emater)
16h: Hospitalidade e Hotelaria (Cidennf)
17h: Compotas, Cristalizados e Geléias (Emater)
18h: Segurança Alimentar – Sandra Rabello
18h40: DJ Magrones
19h30: Banda Terceiro Mandato
22h: Marcelo Benjá
Domingo: 21/05:
12h: Abertura
Palestras Empreendedorismo
13h: Empreendedorismo e Presença Digital (Sebrae)
14h: Sensibilização de Guias Turísticos – Prof. Emilly
15h: Planejamento de Circuito Turístico Rural (Senar)
16h: Contexto Histórico Regional – Prof.ª Drª. Rafaela Machado – Coord. Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho
17h: Palma Contra Palma
19h: Lamparão Forró Pé de Serra