Campos participa de capacitação de Combate ao Trabalho Infantil no Rio

Município foi representado por servidoras do Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPTI). A capacitação foi promovida pelo Governo do Estado

Foto: Divulgação.

Campos marcou presença na Capacitação de Combate ao Trabalho Infantil no Sistema Único de Assistência Social, que aconteceu na última semana, no Rio de Janeiro. O município foi representado pelo Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), programa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. A capacitação, que foi promovida pelo governo estadual, contou com diversos gestores municipais do Estado e teve como objetivo reforçar a identificação do trabalho infantil e a prevenção do abuso.(Leia mais abaixo)

A coordenadora do AEPETI, Renata Amaral, e a coordenadora de Média Complexidade da SMDHS, Rosângela Marvila, participaram da capacitação, representando o município. De acordo com Renata Amaral, o encontro serviu para discutir sobre a necessidade da intersetorialidade das ações, ou seja, da participação de outros setores da sociedade no combate ao trabalho infantil.(Leia mais abaixo)

“Destacamos a importância de todos entenderem que, embora o combate ao trabalho infantil deve ser encabeçado e direcionado pela Assistência Social, por meio das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, pelo fato de ser um Programa Federal que está inserido na LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social), o enfrentamento dessa prática para ser exitosa precisa da participação e comprometimento de todos. Saímos da capacitação com a missão de formar a Comissão Intersetorial de Combate ao Trabalho Infantil e o Plano Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil”, disse a coordenadora.(Leia mais abaixo)

Ações do AEPETI – O AEPETI é um programa que faz parte da Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. Neste ano, as ações já começaram a ser realizadas durante o Verão de Todos Nós 2024, no Farol de São Tomé. As equipes realizam abordagens em pontos da praia, com o objetivo de identificar o trabalho infantil e orientar sobre os riscos dessa prática para crianças e adolescentes. Além da atividade no período de verão, o AEPETI mantém uma rotina de combate ao trabalho infantil durante o ano nos territórios do município.

Relacionados