Campos no 13º Congresso Mundial de Infectologia Pediátrica na África do Sul

Entre os estudos apresentados pelo subsecretário de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, está a tese de doutorado sobre a infecção por papilomavírus humano (HPV) em mulheres que vivem com HIV

Foto: Divugação.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, está representando o município de Campos no 13º Congresso Mundial de Infectologia Pediátrica (WSPID). O evento, que acontece em Durban, na África do Sul, teve início nesta terça-feira (14) e segue até sexta-feira (17), com representantes de todo o mundo.

Durante a participação no WSPID, o subsecretário irá apresentar dois importantes estudos. O primeiro deles é a experiência única com a vacina Pneumo-13, conhecida como Prevenar 13, e os resultados positivos alcançados em Campos. O segundo estudo é a tese de doutorado de Charbell sobre a infecção por papilomavírus humano (HPV) em mulheres que vivem com HIV. O estudo foi pioneiro no Brasil devido Campos ter usado a vacina contra o HPV desde 2010, ou seja, três anos antes do Ministério da Saúde.

“O estudo envolve a importância da vacinação contra o HPV em mulheres vivendo com HIV e, mais ainda, contribuiu para a extensão de bula da vacina para este grupo de mulheres de 45 anos em 2022. Antes a vacina era aplicada para mulheres de até 26 anos. Nosso estudo serviu como base para as decisões técnicas do Ministério da Saúde”, comemora o infectologista e virologista, Charbell Kury.

PIONEIRISMO

 

Campos fi o primeiro município de porte médio brasileiro a disponibilizar, gratuitamente, a partir de outubro de 2010, a vacina contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos com esquema de duas doses, num intervalo de seis meses. O pioneirismo levou Campos a aplicar mais de 100 mil doses do imunizante entre 2010 a 2016, período em que a Secretaria de Saúde foi comandada pelo atual secretário Paulo Hirano. O município tinha à frente do executivo a ex-prefeita Rosinha Garotinho. (Leia mais abaixo)

 

Atualmente a vacina é disponibilizada diariamente em mais de 30 Unidades Básicas de Saúde, incluindo a Cidade da Criança, Unidades Pré-Hospitalares, Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), Clínica da Criança, inclusive aos finais de semana e feriados.

Relacionados