jornal-campista-1-1536x688

Campos na abertura da edição Miracema do Festival Caminhos do Açúcar

Secretários e subsecretários de Campos participaram nesta sexta-feira (23) da abertura da 2ª edição do Festival Caminhos do Açúcar, representando o prefeito Wladimir Garotinho

Foto: Divulgação.

Secretários e subsecretários de Campos participaram nesta sexta-feira (23) da abertura da 2ª edição do Festival Caminhos do Açúcar, representando o prefeito Wladimir Garotinho. O evento acontece em Miracema, no Noroeste Fluminense. Da Secretaria de turismo, participaram, o secretário, Hans Muylaert; a subsecretária adjunta, Isabela Terra, e o chefe de Gabinete, Fabiano Gomes. Da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, participou o subsecretário de Desenvolvimento, Concessões e Parceria Público-Privada (PPPs), Felipe Knust. O evento é uma realização do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), que reúne 19 municípios. A 1ª edição aconteceu em São Fidélis, em maio.

O festival foi aberto pela presidente do consórcio, a prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, e pelo prefeito de Miracema, Clóvis Tostes, ao lado dos demais gestores municipais e secretários. O evento, que acontece no Parque de Exposições Jamil Cardoso, segue até domingo (25) com palestras, workshops, lançamento de livros e apresentações culturais. O Cidennf tem o objetivo de promover, cada vez mais, o desenvolvimento e o fortalecimento das regiões Norte e Noroeste Fluminense, através de programas, projetos e ações de políticas públicas.

O secretário de Turismo representou o prefeito Wladimir Garotinho no evento. “A pedido do prefeito Wladimir, a Secretaria de Turismo veio na 2ª edição do Festival Caminhos do Açúcar, ferramenta fundamental para nossa região desenvolver os produtos turísticos. Acabamos de ver a palestra com a historiadora Rafaela Machado, que identifica e apresenta a cada município sua história, sua cultura para que facilite a produção de produtos turísticos, através de roteiros que estaremos desenvolvendo, identificando e qualificando cada produtor e produto do trade turístico, setores como o agroturismo; hospedagem, transporte e gastronomia, entre outros. O Caminhos do Açúcar vem, principalmente, organizar todo o turismo de nossa região”, disse o secretário de Turismo.

– Muito importante estabelecer a união entre as regiões norte e noroeste fluminense tanto pelo contexto histórico, pela cultura e pela gastronomia. Muito importante a participação de todos os municípios. A gente vem trazendo o festival de uma forma de capacitar e demonstrar a força e o poder da nossa região com seu grande potencial turístico que está, a cada dia mais, sendo promovido por toda região. Nessa segunda edição, estamos trazendo aqui ao noroeste com todo seu potencial histórico. É a quarta cidade maior em patrimônio histórico do estado do Rio de Janeiro – disse o secretário executivo do Cidennf, Vinícius Viana.

Entre os municípios que fazem parte do consórcio, estão Aperibé, Bom Jesus de Itabapoana, Cambuci, Campos, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Miracema, Porciúncula, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Varre-Sai.

Relacionados