Modificações feitas pelo Governo Federal nas condições de pagamento do novo PAC Seleções podem inviabilizar que a Prefeitura de Campos faça a aquisição de novos “ônibus verdes”, como era previsto. Em maio de 2024, o Município foi selecionado para receber R$ 540 milhões, que seriam destinados para a renovação da frota do transporte público. No entanto, a redução do tempo de carência e do prazo para pagamento pode afetar a implantação do projeto.(leia mais abaixo)
Inicialmente, o governo previa quatro anos de carência e 10 anos para o pagamento. Mas, com as modificações, o tempo de carência passou para um ano e 5 anos para pagamento. Além disso, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que poderia oferecer melhores condições de financiamento, não terá participação no processo.(leia mais abaixo)
O projeto da Prefeitura de Campos previa a aquisição de 354 veículos, sendo 106 ônibus elétricos e 248 ônibus Euro 6, que são menos poluentes ao meio ambiente, o que pode ficar comprometido, caso a União não revise as alterações.