Campos inicia aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 para idosos

Idosos de instituições recebem a terceira dose do imunizante no município

Foto: César Ferreira/Ascom .

with 183962 640x427

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta quarta-feira (15), a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 para idosos residentes em instituições de longa permanência no município. A vacinação, que começou pelo Asilo Nossa Senhora do Carmo, contou com a presença do prefeito Wladimir Garotinho, do secretário de Saúde, Paulo Hirano, e do Subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Charbell Kury. Para receber a dose de reforço, o idoso deve ter sido vacinado com a segunda dose há pelo menos seis mês. (leia mais abaixo)

“Iniciamos hoje pelos idosos institucionalizados e, depois, vamos passar para toda população. A gente espera receber mais doses das vacinas contra a Covid para que possamos concluir a vacinação da terceira idade o mais rápido possível”, disse Wladimir Garotinho, que acompanhou a imunização das idosas Eunice Coimbra e Maria da Penha Pereira, ambas de 62 anos. “Já posso ir para baile”, brincou Maria da Penha se referindo ao mês do idoso —celebrado em outubro — após receber o imunizante. (leia mais abaixo)

Além dos idosos do Asilo do Carmo, que somam 72 com esquema vacinal de duas doses completo, também serão vacinados os residentes na Associação Monsenhor Severino, Manoel Cartucho e Pousada Shalon. “Existe uma parcela considerável de idosos que perdem a proteção das vacinas covid após seis meses. Esse intervalo já venceu e, por isso, estamos começando com os idosos institucionalizados que foram os primeiros a serem vacinados no início da campanha. A terceira dose é um reforço de anticorpos principalmente para os mais idosos, aqueles com idade acima de 80 anos”, explicou Charbell Kury. (leia mais abaixo)

O secretário de Saúde Paulo Hirano destacou como extremamente importante esse avanço dentro das determinações do Ministério da Saúde que liberou a aplicação da terceira dose para os idosos. “Isso nos dá segurança e tranquilidade no sentido de que estaremos protegendo a população mais vulnerável frente a essa pandemia”, declarou Hirano acrescentando: “Hoje é um marco importantíssimo”. (leia mais abaixo)

Dentro dessa nova etapa da vacinação contra a Covid-19 também serão beneficiados com a terceira dose, as pessoas imunossuprimidas de alto grau e idosos com idade acima de 70 anos, incluindo os acamados, além de profissionais da saúde que atuam diretamente na assistência a pacientes Covid-19. “A velocidade em que vamos avançar na vacinação vai depender da quantidade de imunizantes que vamos receber do Ministério da Saúde”, disse Hirano. (leia mais abaixo)

Também esteve presente na vacinação dos idosos institucionalizados o diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro, a assessora chefe da Subpav, Franciele de Oliveira Lima, a coordenadora do Programa de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas (PAAQ), Celeste Gomes, Laura Assed Estefan Nametala Píres, que presta apoio institucional para a diretoria da Atenção Básica e o vereador Leon Gomes.

*Fonte: Ascom

Relacionados