Campos em alerta: Paulo Hirano convida à população para vacinação contra gripe para impedir epidemia

Foto: Campos 24 Horas.

paulo hirano

O secretário de Saúde de Campos, Paulo Hirano, alertou a população para que compareça às unidades de saúde para a vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe, a fim de evitar que o município seja o epicentro de uma epidemia como tem ocorrido no Rio de Janeiro.  Para o secretário, as recomendações são as mesmas que foram repassadas durante a Covid 19. Hirano fala ao Jornal da Baixa Campista e ao Campos 24 Horas sobre os cuidados para que o município não tenha um quadro de epidemia de gripe Influenza como a cidade do Rio, onde os postos de saúde ficaram cheios nesta sexta-feira (10).

“As pessoas concentraram seus esforços no combate à Covid 19 e deixaram de lado a imunização contra a gripe, daí esta epidemia no Rio e o aumento de casos aqui. Precisamos evitar esta incidência de pessoas acometidas de gripe, e o remédio é a vacinação”, pediu.

“Estamos fazendo uma ação na Casa de Custódia Dalton Crespo de Castro onde já há um surto de gripe por lá. Daí que faço este apelo para que as pessoas compareçam às unidades de saúde para se vacinarem, temos disponibilidade de vacinas”, pediu.

Segundo Paulo Hirano, “a gripe tem maior incidência num período sazonal que ocorre entre os meses de junho, julho e agosto, que são meses de temperatura mais fria”.

Além da vacinação, continua o secretário, é recomendável manter o uso de máscara, a higienização das mãos, evitar aglomeração e distanciamento social. “Precisamos adotar os mesmos a conceitos que vínhamos mantendo no combate a Covid até porque a gripe também se transmite por via aérea”.

Os postos de saúde do Rio ficaram cheios na manhã da sexta-feira (10), após a retomada da vacinação contra a gripe. A prefeitura confirmou que o aumento de casos já foi registrado em toda a cidade, o que caracteriza uma epidemia.

Em algumas unidades de saúde, devido à grande demanda, as vacinas esgotaram antes do previsto. E para dar continuidade à vacinação, foram feitos remanejamentos de doses com unidades de menor procura.

Relacionados