A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza a vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe, nesta segunda-feira (3), para as pessoas que ainda não receberam o imunizante este ano. Ao todo serão 12 postos de vacinação, sendo que no Clube da Terceira Idade é exclusivo para idosos acima de 60 anos e na Secretaria de Saúde para gestantes. Já no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA1), que funciona na Cidade da Criança, além das gestantes e puérperas, também irá vacinar crianças com idade entre 6 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias. Nos demais postos são por livre demanda.
Deve receber a vacina contra gripe toda a população com idade a partir dos 6 meses. A imunização terá início às 9h e permanecerá enquanto houver estoque. No ato da vacinação é necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão da vacina. No caso de gestante, o cartão pré-natal se faz necessário.
Todas as 3.370 doses da vacina recebida pelo município na noite de quarta-feira (29) foram distribuídas aos postos de imunização. A vacina Influenza que está sendo aplicada este ano protege contra os três tipos de vírus que mais circulam no hemisfério sul: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2 / Hong Kong). A cepa responsável pelo surto que está acontecendo no Estado do Rio de Janeiro é uma variante do H3N2, identificada como Darwin.
O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Charbell Kury, explica que, devido à baixa cobertura vacinal, esse ano ocorreu o fenômeno conhecido como mismatch, que é o desencontro da cepa da vacina com a cepa circulante. “Embora a atual cepa predominante (H3N2 / Darwin) será incluída na vacina da próxima campanha, quem não se vacinou ainda deve, sim, ser vacinado”, orienta o virologista, que acrescentou:
“A vacina que está disponível no SUS irá ajudar parcialmente na resposta imunológica do paciente em caso de infecção, evitando casos graves e internações pela doença, em especial, as pessoas que são fatores de riscos como grávidas, imunodeprimidos e crianças pequenas”, explica o subsecretário.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início em 19 de abril e foi realizada em três etapas entre os grupos prioritários. Em 5 de julho, a imunização foi ampliada para toda a população com idade acima dos seis meses. A cobertura vacinal no município alcançou 66% do público esperado.
LOCAIS DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE:
CIDADE DA CRIANÇA – EXCLUSIVAMENTE PARA GESTANTES, PUÉRPERAS E CRIANÇAS DE SEIS MESES A 6 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS
SECRETARIA DE SAÚDE – EXCLUSIVAMENTE PARA GESTANTES E PUÉRPERAS
CLUBE DA TERCEIRA IDADE – EXCLUSIVAMENTE PARA IDOSOS ACIMA DE 60 ANOS
PÚBLICO EM GERAL:
UBSF PARQUE RODOVIÁRIO
UBSF PARQUE IMPERIAL
UBSF BALEEIRA
UBSF SÃO SEBASTIÃO
UBS DA PENHA
UBSF FÉLIX MIRANDA
UBSF CONSELHEIRO JOSINO
CENTRO DE SAÚDE DE GUARUS
UPH DE TRAVESSÃO
Fonte: Ascom
Post Views: 72