Campos 188 anos: Cortejo do Boi Macutraia percorre ruas do Centro

Atividade marcou programação cultural dos festejos dos 188 anos da elevação de Campos à categoria de cidade, promovida pela Fundação Oswaldo Lima

Foto: Antônio Filho/Secom.

Nesta terça-feira (28), dia em que Campos dos Goytacazes celebra os 188 anos de sua elevação à categoria de cidade, a Prefeitura, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), realiza diversas ações culturais. O Cortejo do Boi Macutraia foi a primeira atividade, percorrendo as ruas do Centro, no final da manhã, saindo do Museu Histórico. Idealizado pelo poeta Artur Gomes, o desfile resgatou a tradição do Boi Pintadinho, tão presente na raiz da cultura campista.(leia mais abaixo)

“Essa é uma das atividades previstas no projeto Campos VeraCidade, de minha autoria. Gosto de trabalhar com a mistura de linguagens e referências. O projeto traz proposta de apresentar o boi como espetáculo de teatro de rua, batizado de Macutraia, fusão de Macunaíma, famoso personagem criado por Mário de Andrade e do saudoso Bracutaia, lendária figura de Gargaú, em São Francisco de Itabapoana”, detalhou Artur Gomes.(leia mais abaixo)

A presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, participou da atividade. “Foi um encontro bastante interessante, fazendo com que a comunidade pudesse viver o encontro com o Boi, brincando com ele e com as tradicionais figuras que o acompanham: Pai João e Mãe Maria. Parabéns para Campos e um viva para as nossas manifestações cultuais”, disse.(leia mais abaixo)

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, Edvar Júnior e a diretora executiva da Artes e Culturas da FCJOL, Sylvia Paes, também acompanharam a performance que contou com a participação de atores do Curso de Capacitação Teatral Letras em Movimento, realizado no Museu.

 

Relacionados