O Cais da Lapa, um dos principais cartões postais de Campos, às margens do rio Paraíba do Sul, está sendo revitalizado. A pintura em grafite no muro local, com mais de 400m de extensão, já chama a atenção. Produzida por seis grafiteiros da cidade, a arte será composta por representações da história do município. A ordem de serviço para as obras de revitalização foi assinada pelo Prefeito Wladimir Garotinho no mês passado.(leia mais abaixo)
O objetivo da reestruturação do espaço, que também irá sediar a Subsecretaria de Turismo, é trazer de volta a tradição das competições de remo e caiaques na cidade, além de estimular circulação de pessoas do Centro e fomentar a economia e o turismo local. A obra está orçada em R$ 390 mil e conta com apoio da ex-deputada federal Clarissa Garotinho, que deixou destinada uma emenda parlamentar para a revitalização. A previsão de conclusão é de cerca de 120 dias.(leia mais abaixo)
Para a subsecretária de Turismo, Patrícia Cordeiro, a revitalização do espaço representa o primeiro passo para reescrever uma história e elevar Campos como uma cidade que fomenta atividades turísticas. “Somos cortados por um rio de grande importância e temos um Cais, estamos dando vida ao local. O espaço também vai sediar a Subsecretaria de Turismo e nada melhor do que estarmos em um ponto onde existe uma referência turística. Fazendo, inclusive, com que as pessoas frequentem o local”, afirma.(leia mais abaixo)
David Montezuma, grafiteiro há mais de 16 anos, conta que a escolha das cores do grafite foi feita pensando em não alterar a beleza natural do pôr-do-sol do cais. “A gente elaborou esse projeto com cores mais neutras possíveis para não mudar por completo o visual do local. O nosso foco é que o destaque do local continue sendo o entardecer que traz com ele uma das vistas mais bonitas da cidade”, comentou.