A construção de 328 casas populares na Chatuba, primeiro distrito de São João da Barra, pode estar mais perto de sair do papel. O secretário estadual de Habitação de Interesse Social (Sehis), Bruno Dauaire, enviou um ofício à prefeitura do município, nesta quinta-feira (16), para fortalecer a parceria e pedindo informações para sanar pendências para que a pasta possa avançar com o projeto de construção das unidades habitacionais. (leia mais abaixo)
“Temos um passivo de construções para resolver e o governador Cláudio Castro pediu para darmos celeridade nos projetos, principalmente nas regiões afetadas pelas chuvas. Estamos finalizando o levantamento, atualizando a situação das prefeituras e nos colocando à disposição para atender às exigências legais e avançarmos nessa parceria, como é o caso de São João da Barra, onde mais de 300 famílias podem ganhar moradias dignas”, destaca o secretário.(leia mais abaixo)
Em São João da Barra, segundo a proposta apresentada, serão construídas 328 casas geminadas, sendo 295 tipo padrão e 33 adaptadas a portadores de necessidades especiais. Abertura de ruas pavimentadas, quatro áreas de lazer, pista de caminhada, quiosques e equipamentos de ginástica, parque infantil, quadra poliesportiva e área com churrasqueira também estão inclusos no empreendimento. A área total construída será de 18.547,93m².(leia mais abaixo)
Trazendo para a Sehis seu perfil de atuação na área social, Dauaire quer buscar uma proximidade da secretaria com as prefeituras para reduzir o período entre as exigências burocráticas e a entrega das unidades habitacionais.(leia mais abaixo)
“Quem não tem casa, tem pressa. Por isso é importante alinharmos uma gestão de proximidade com as prefeituras para conseguirmos entregar moradias dignas a quem precisa no menor espaço de tempo”, afirma Dauaire.(leia mais abaixo)
Além das unidades de São João da Barra, Bruno Dauaire adiantou que há a previsão inicial de mais unidades para municípios do Norte e Noroeste. Estão na lista os municípios de Campos dos Goytacazes, Quissamã, São Fidélis, Conceição de Macabu, Cardoso Moreira, Miracema, Varre-Sai, Santo Antônio de Pádua, Macaé, Italva e Itaocara.