Durante oito dias todas as atenções de alunos das redes municipal, estadual e particular, além de universitários de Campos e região, estiveram voltadas para a XI Bienal do Livro, promovida pela Prefeitura por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). A feira literária, realizada no Guarus Plaza Shopping, tornou-se até referência e incentivo para outros municípios – São João da Barra, São Fidélis, Cardoso Moreira e Macaé – que estiveram presentes, alguns representantes já anunciando que também farão suas bienais no próximo ano. (leia mais abaixo)
As maiores editoras do país também marcaram presença na Bienal de Campos, trazidas pela Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), que reuniu 18 editoras, 60 diferentes selos, mais de 250 mil livros e seis mil lançamentos literários. De acordo com o presidente da ABDL Márcio Tupinambá, somente no âmbito da instituição foram vendidos mais de 25 mil livros, sem computador, ainda, a Editora Paulinas também presente na feira. (leia mais abaixo)
O SESC-RJ, um dos parceiros do evento, também esteve presente com sua biblioteca volante, a BiblioSESC, com mais de 4 mil títulos de livros. Tudo isso espalhado por mais de 1.200m2 de área externa e alguns espaços internos do shopping.(leia mais abaixo)
A curadora da Bienal e diretora de Artes e Cultura da FCJOL, Kátia Macabu, disse que o saldo do evento pode ser considerado excelente, destacando ainda que, em relação ao local do evento, o shopping, a feira foi desenvolvida numa Parceria Público-Privada (PPP), ou seja, sem nenhuma das duas partes – Prefeitura e Shopping – desembolsar dinheiro de uma para outra. “Tivemos, em todos os dias, cerca de 5 mil alunos das escolas das redes pública e privada. O público teve oportunidade de participar de muitas novidades no campo da literatura. As maiores e melhores editoras estiveram apresentando as inovações do setor gráfico”, disse.(leia mais abaixo)
Presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas explicou que levar a Bienal para outro ponto do município, no distrito de Guarus, faz parte do programa “Culture, Campos – com horizonte!”, que norteia a gestão da cultura no âmbito municipal e tem objetivo de descentralizar as ações. “E foi provado pelo número de participantes, tanto de estudantes quanto de público em geral, que deu certo, e era isso que Campos precisava, unir e dar oportunidade igual aos dois lados da cidade”, acrescentou Auxiliadora.(leia mais abaixo)
O empresário Joílson Barcelos, presidente do Guarus Plaza Shopping, também considerou a experiência de desenvolver a bienal dentro do shopping, como das mais positivas. “Ficamos honrados com a parceria entre o Guarus Plaza e a Prefeitura, pois também lutamos para que Guarus tenha o protagonismo do qual merece. O prefeito Wladimir Garotinho, assim como Auxiliadora, Kátia Macabu, os parceiros em geral e todos os envolvidos, estão de parabéns pela iniciativa”, completa Joilson Barcelos.(leia mais abaixo)
SALDO POSITIVO
Lançados quase 50 livros, a maioria de escritores campistas, em diferentes estilos literários.
Realizadas cerca de 20 mesas redondas, rodas de conversa e debates, nos diferentes espaços da feira.
Apresentados mais de 15 espetáculos infantis para a garotada, todos os dias de feira.
Diferentes temas levantados e discutidos: educação, literatura, história, preconceito, racismo, inclusão social, meio ambiente, futebol, televisão, fake news, saúde e outros.
Universidades envolvidas: Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto Federal Fluminense (UFF) e Universidade Estadual no Norte Fluminense (Uenf).
Participação de seis entidades ligadas à cultura de Campos, como Academias Pedralva Letras e Artes, Campista de Letras, Letras do Brasil, Associação de Imprensa Campista, Associação de Autores Campistas e União Brasileira de Trovadores.
Municípios da região, como São João da Barra e São Fidélis, também presentes expondo, além de outro estado, como Espírito Santo, com o município de Vitória.
Editoras presentes: Autêntica, Ciranda Cultural, Culturama, DCL, Florescer, Girassol, Global, Globo, Leya Malê, Melhoramentos, Nova Fronteira, Panini, Planeta, Prolezo, Record, Rocco e Vozes, além da Editora Paulinas.
O evento teve como parceiros, ainda, a secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Polo Arte na Escola-Uenf e SESC-RJ, Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL); Guarus Plaza Shopping e Cine Uniplex Guarus. O patrocínio é do Sicoob Fluminense e o apoio de Águas do Paraíba.