A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, participou, na noite desta sexta-feira (7), de uma visita técnica ao Guarus Plaza Shopping, local em que será realizada, entre os dias 2 e 9 de novembro, a XI Bienal do Livro de Campos dos Goytacazes. A atividade contou com a presença do presidente da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Márcio Tupinambá. (leia mais abaixo)
Na ocasião, parceiros da organização do evento conheceram a planta com o projeto da tenda galpão que será montada no estacionamento do centro comercial, abrigando a feira de livros e os espaços culturais da Bienal 2022. (leia mais abaixo)
“Temos certeza de que Guarus abraçará o evento, pela primeira vez realizado em seu território, por meio do governo do prefeito Wladimir Garotinho. Neste ano de retomada da cultura, chegou o momento de darmos protagonismo ao universo da literatura e, para tal, apenas na realidade local, 50 obras literárias serão lançadas por 41 escritores daqui, credenciados via chamamento público, com resultado publicado no Diário Oficial desta sexta-feira”, observou Auxiliadora Freitas. (leia mais abaixo)
Para o presidente da ABDL, Márcio Tupinambá, a parceria com a FCJOL representa a participação em uma das feiras literárias mais importantes do país. “Teremos, com imensa alegria, a oportunidade de trazermos 18 editoras ao espaço de estandes da XI Bienal de Campos, com mais de 3.500 títulos, em sua maioria de lançamento. A estrutura do evento promete impactar os campistas, mantendo o município entre os realizadores das maiores bienais do país”, disse. (leia mais abaixo)
Depois da visita ao espaço em que boa parte da estrutura da Bienal 2022 será montada, os convidados se reuniram na praça de alimentação do Guarus Plaza Shopping, participando do “Esquenta Bienal”, evento de divulgação do evento. Na ocasião, crianças do Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (Gotta), a presentaram a performance “Miltopéia a Centopeia Solidária”, baseada no livro de Betinho e Chico Alencar, sob a direção de Simone Jardim. (leia mais abaixo)
A visita técnica ao shopping, contou com as presenças da subsecretária de Educação, Ciência e Tecnologia; Rita Abreu; da diretora executiva das Artes e Culturas da FCJOL, Kátia Macabu; do vice-diretor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Campos, Rodrigo Monteiro e do gestor do Guarus Plaza Shopping, Cezar Fontoura Andrade.