A aula inaugural do Curso de Capacitação Teatral Letras em Movimento 2023, oferecido gratuitamente pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), foi realizada no Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG), na noite desta segunda-feira (24). A atividade foi realizada no Auditório Maria Helena Gomes e, na ocasião, alunos da turma de 2022, receberem seus certificados de participação no curso.(leia mais abaixo)
O evento contou com a presença do gerente de Formação em Arte e Cultura da FCJOL, Fábio Mattos, representando a presidente da Fundação, Auxiliadora Freitas. A mesa foi composta, também, pela coordenadora do MHCG, Graziela Escocard; pela coordenadora artística do Teatro de Bolso Procópio Ferreira, Neusinha da Hora; pelo coordenador do Letras em Movimento, Guilherme Freytas e pelos professores do curso, Paulo Victor Santana e Rossini Reis.(leia mais abaixo)
“Sejam muito bem-vindos. Desejamos o crescimento artístico de vocês, durante os próximos meses. Estamos no auditório que recebeu, em 2021, o nome da saudosa atriz e diretora, Maria Helena Gomes, agente cultural que levou o teatro para o nosso Museu, por meio do Curso Livre de Teatro, por ela criado. Atuando no Letras em Movimento, vocês seguem mantendo viva a tradição do teatro, no Solar do Visconde de Araruama”, pontuou a coordenadora do Museu, Graziela Escocard.(leia mais abaixo)
No encontro, Guilherme Freytas detalhou, para a nova turma do Letras em Movimento, como funciona o curso. “O projeto capacita o ator que já tem alguma experiência, promovendo a ampliação de seu aprendizado, por meio de estudos detalhados. Trabalhamos, em nossa grade curricular, a preparação do ator para a interpretação. Utilizamos, prioritariamente, em nossos espetáculos, textos que voltem seus olhares para a cultura popular regional”, anunciou.(leia mais abaixo)
“O Curso faz parte do programa Culture, Campos – com horizonte!, por meio do eixo Programa de Formação em Cultura, Saberes Culturais (ProFoC). Com imensa alegria, recebemos os novos alunos, certos de que terão o melhor proveito possível dos ensinamentos oferecidos pelos experientes professores do projeto”, disse o gerente de Formação da FCJOL, Fábio Mattos.