“Pela Saúde do Pescador” foi a ação desenvolvida na manhã desta quinta-feira (29) para marcar o Dia do Pescador. Por meio de uma parceria da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca com a Secretaria de Saúde, mais de 100 profissionais da pesca e familiares receberam atendimentos dermatológicos e oftalmológicos na Colônia Z-19, em Farol de São Tomé.
“Foi emocionante ver como as pessoas buscaram informações sobre prevenção de doenças, especialmente as provocadas por muito tempo de exposição ao sol. Tinham pessoas de todas as idades e as profissionais da Saúde trabalharam muito bem, prestaram um atendimento verdadeiramente humanizado. Com certeza vamos promover mais ações como essas para os pescadores, os profissionais da pesca e não só de Farol, mas de todo o município”, contou o diretor de Pesca da Secretaria de Agricultura, Eduardo Alves.
A ação foi voltada, especialmente, para o combate e o diagnóstico precoce do câncer de pele, campanha que a Secretaria de Saúde vem desenvolvendo periodicamente e que a Secretaria de Agricultura quer intensificar junto aos pescadores. De acordo com diretor de Pesca, Campos tem cerca de 1.980 pescadores artesanais cadastrados na secretaria. O município conta com uma Colônia de Pesca, a Z-19 de Farol de São Tomé, e quatro Associações de Pesca de Água Doce: Ponta Grossa dos Fidalgos, Ilha Grande-Rio Paraíba do Sul, Parque Prazeres e Mundéus.