Arquivo Público de Campos poderá ser modelo para município da região

Secretário de Cultura do município vizinho, Andrei Lara, pretende implantar equipamento em sua cidade e buscou, no Arquivo de Campos, referências para a estrutura que pretende criar

Foto: Antônio Filho/SubCom.

O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, localizado em Tócos, na Baixada Campista, recebeu nesta terça-feira (16), a visita do secretário de Cultura de Angra dos Reis, Andrei Lara. O secretário foi recebido pela presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, e pela coordenadora do Arquivo, Rafaela Machado. Andrei, que pretende implantar um Arquivo Público em Angra, veio conhecer a estrutura do equipamento de Campos, que é referência e está entre os cinco melhores do país.

Durante a visita, ele conheceu os espaços do Solar do Colégio em que estão guardados os documentos do acervo do Arquivo e, em seguida, visitou o laboratório onde são restaurados. O trabalho dos profissionais que fazem a restauração e o processo pelo qual os documentos passam para ganhar essa nova vida útil, encantaram o secretário.

“Eu sempre tive ótimas referências sobre o Arquivo de Campos e, hoje, pude comprovar que vocês têm um dos melhores e mais completos do país. Vim para buscar conhecimento e, com muito orgulho, aprender com vocês. Quero deixar os parabéns pelo ótimo trabalho desempenhado por essa equipe, que muito me inspirou”, disse Andrei Lara.

PUBLICIDADE

“Ficamos muito felizes com a visita do secretário. Desejamos que Angra dos Reis consiga montar um Arquivo com estrutura semelhante ao do nosso município e possa, com isso, viver a maravilhosa experiência de ter um local para guardar sua memória, através de documentos”, ressaltou Auxiliadora Freitas.

Rafaela Machado também ficou honrada com a visita, apontando a importância que o Arquivo de Campos possui. “Nosso Arquivo é referência e isso nos enche de orgulho. Temos uma trajetória consolidada, nos últimos 21 anos, que nos credencia a indicar modelos de gestão para outros municípios. Ter um equipamento com esse porte é fundamental e, em Angra, a comunidade poderá comprovar a importância disso em um futuro próximo”, observou.

 

 

Relacionados