Postado por Fabiano Venancio – Depois de três tentativas de eleger um presidente, sem que alguém tenha se apresentado como candidato, o Americano, enfim, deve escolher o empresário Antônio Carlos Reis Tolentino como seu novo presidente, em assembleia marcada para esta quinta-feira (21), às 16h, no Clube de Regatas Saldanha da Gama. Em sua chapa está a também empresária Laila Póvoa, dona de academias de ginástica na Barra da Tijuca. Embora radicada no Rio, Laila é campista com origem em tradicional família alvinegra. Se confirmada a eleição ou aclamação da chapa, será a primeira mulher dirigente de um clube de futebol em Campos. (Leia mais abaixo)
Tolentino almeja não apenas a presidência, mas também a transformação do Americano em um clube-empresa. Um contrato de pelo menos dez anos está nos planos com um fundo dos Emirados Árabes, que demonstrou interesse em investir no alvinegro campista. (Leia mais abaixo)
A prioridade é o retorno à primeira divisão do Campeonato Estadual e a participação em competições nacionais como o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. (Leia mais abaixo)
O candidato à presidência enfatiza que seu projeto mira ainda a expansão das atividades realizadas no Americano, com a integração de outras modalidades esportivas. (Leia mais abaixo)
Além dos projetos focados no futebol, serão disponibilizados outras modalidades esportivas como o futevôlei, judô, jiu-jitsu, boxe, handebol, basquete e futsal. (Leia mais abaixo)
“Sou um apaixonado por esporte e vejo esta oportunidade como uma chance de estreitar laços com a torcida. Quero ouvir as necessidades do clube, manter uma comunicação aberta e trabalhar duro para que o clube volte à primeira divisão do Campeonato Carioca, estruturando a base do clube e complementar o elenco de jogadores”, disse. (Leia mais abaixo)
O empresário destacou também o compromisso com a comunidade onde o clube está inserido e suas ambições esportivas. A conclusão do movo estádio, atualmente com obras paralisadas, figura como uma das metas prioritárias em sua gestão. (Leia mais abaixo)
Tolentino ressalta ainda que o trabalho social dentro do clube será igualmente uma das prioridades. De acordo com o empresário, “é importante que sejam criadas ações de desenvolvimento integral daqueles que vivem em contexto de vulnerabilidade social na região de Campos”. (Leia mais abaixo)
Neste contexto, ele enxerga também o compromisso institucional com o apoio à construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, em prol das causas coletivas, com um olhar mais criterioso para temas relevantes como a igualdade, a diversidade, a inclusão e a educação. (Leia mais abaixo)
Entre os alvinegros que integram o projeto a ser implementado a partir de 2024, a iminente posse de Tolentino agendada para esta quinta-feira marcará uma transição para um novo ciclo, tendo o advogado e ex-presidente do clube, Edson Carvalho Rangel, como presidente do Conselho Deliberativo, e o ex-superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Rider Gonçalves, como vice-presidente.