jornal-campista-1-1536x688

Alerta para importância da vacinação antitetânica em períodos de chuva e alagamento

O tétano é uma doença infecciosa grave, não contagiosa, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium tetani

Foto: Campos 24 Horas.

O município de Campos passa por um período de fortes chuvas e alagamentos e, com isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lembra da importância de manter a saúde em dia, especialmente, no que diz respeito à vacinação contra doenças que podem ser transmitidas através do contato com água de chuva contaminada, como o tétano, uma doença infecciosa grave, não contagiosa, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium tetani. (Leia mais abaixo)

Essa bactéria é encontrada nas fezes de animais e de seres humanos, na terra, nas plantas, em objetos e pode contaminar as pessoas que tenham lesões na pele (feridas, arranhaduras, cortes, mordidas de animais etc.), pelas quais o microrganismo possa penetrar, provocando o tétano acidental. O diretor de Vigilância em Saúde, o infectologista Rodrigo Carneiro, falou sobre a importância da vacinação como prevenção da doença. (Leia mais abaixo)

 

“Independentemente da idade, quem entrou em contato com as águas de chuva deve ter seu esquema vacinal para tétano atualizado, com o reforço sendo administrado a cada 10 anos. No caso do tétano, não existe nenhum medicamento que deve ser ingerido de forma profilática. Além disso, as pessoas devem ter cuidados locais após o contato, como fazer a higienização da superfície com água e sabão e, se possível, passar álcool a 70% nas regiões que tiveram contato com a água contaminada”, explicou.(Leia mais abaixo)

 

Para a vacinação antitetânica, a Secretaria de Saúde disponibiliza diversos postos, sendo um com horário estendido:

 

    • Campos Shopping – 9h às 16h

 

    • Cidade da Criança – 8h30 às 17h

 

    • Clínica da Criança – 9h às 18h

 

    • Secretaria Municipal de Saúde — 8h30 às 20h

 

    • Unidades Básicas de Saúde – 9h às 15h

 

    • Durante o feriado da Semana Santa, a SMS vai disponibilizar os seguintes postos:

 

    • Clínica da Criança – 8h às 17h

 

  • Secretaria Municipal de Saúde — 8h às 17h

Relacionados