A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro vai instalar a Frente Parlamentar Pró-Ferrovias Fluminense, nesta próxima terça-feira (15/08), às 10h, na sala 2311, no Edifício Lúcio Costa, sede do Parlamento. A Frente irá debater e elaborar políticas públicas sobre a implantação de novos trechos ferroviários e a reativação da malha ferroviária em operação no Estado do Rio para fins turísticos, logísticos, de passageiros e cargas. (leia mais abaixo)
Na reunião, os integrantes vão eleger o vice-presidente e o secretário-geral da Frente, além de realizarem a entrega do Plano de Trabalho. O colegiado pretende apresentar novas proposições relativas ao setor, inclusive referentes à tarifa social e às fontes de financiamento de transporte de passageiros sobre trilhos.(leia mais abaixo)
De acordo com o deputado Luiz Paulo (PSD), que irá presidir a Frente, a prioridade será debater a questão logística de cargas, mas o grupo também discutirá o transporte ferroviário de passageiros.(leia mais abaixo)
“O foco central desta Frente é a logística do transporte de cargas. Vamos falar da necessidade da ligação da região do Porto do Açu a Minas Gerais, integrando todo Estado do Rio, fazendo escoamento do minério de ferro ou de grãos. Porém, é urgente falarmos também sobre transporte ferroviário de passageiros, em que o caso mais relevante é a Supervia, que vem passando por grandes dificuldades”, pontuou.(leia mais abaixo)
A Frente Parlamentar é composta também pelos deputados Lucinha (PSD), Martha Rocha (PDT), Claudio Caiado (PSD), Yuri (PSOL), Samuel Malafaia (PL) e Rosenverg Reis (MDB).