jornal-campista-1-1536x688

Abrigo Manoel Cartucho realiza trabalho de reinserção e volta ao convívio familiar

Com ajuda das equipes do abrigo, que é um dos quatro equipamentos voltados para pessoas em situação de rua, Jonielle reencontrou os familiares e retornou à sua cidade de origem, no Espírito Santo

Foto: Divulgação .

O abrigo Manoel Cartucho realizou um reencontro emocionante no último final de semana. Depois de um mês sendo acolhido no abrigo, Jonielle Paranhos, de 38 anos, reencontrou parte de sua família e retornou à sua cidade de origem, Serra, no Espírito Santo. O trabalho de reinserção familiar é um dos importantes procedimentos no serviço oferecidos pelas unidades de Serviço de Atendimento Institucional, que é ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. (leia mais abaixo)

 

Antes de ser assistido pelo abrigo Manoel Cartucho, Jonielle vivia nas ruas de Campos por pelo menos 3 anos. Após apresentar ferimentos no joelho e ser encaminhado para um hospital, ele foi abordado pelas equipes do Centro de Referência Especializado para População de Rua (CentroPop), que realizam abordagens diárias em várias partes do município. A partir da abordagem, o Centro Pop encaminha o indivíduo para acolhimentos. Na ocasião, Jonielle informou que, devido ao seu comportamento, seus vínculos familiares estavam rompidos.(leia mais abaixo)

 

Durante o acolhimento, já que ele ainda sentia dores na região do joelho, Jonielle foi encaminhado ao Hospital São José para tratamento. Lá, ele mostrou que tinha vontade de retomar o convívio com a sua família. As equipes do Abrigo Manoel Cartucho conseguiram contato com a irmã e a tia, que vieram para Campos, acompanhadas de outros familiares, para busca-lo.(leia mais abaixo)

 

Ao encontrar os familiares e de malas prontas para retornar à sua cidade, ele agradeceu as equipes do Abrigo Manoel Cartucho. “O abrigo foi uma porta de entrada para mim, pois eu estava na rua e Deus usou os funcionários para me acolher. Que o Senhor possa dar em dobro tudo o que eles fizeram por mim aqui. Que Deus abençoe todos da equipe”, disse ele.(leia mais abaixo)

 

O Abrigo Manoel Cartucho é uma unidade voltada especificamente para pessoas em situação de rua e foi aberta durante a pandemia. Atualmente, o Manuel Cartucho tem capacidade de abrigar 50 pessoas entre homens e mulheres, visando a reinserção familiar. Diversos outros serviços são oferecidos aos abrigados, como retirada de documentação, encaminhamento médico e marcação de exames. O abrigo ainda conta com uma equipe técnica formada por profissionais da área de psicologia, assistência social e pedagogia, além de cuidadoras durante 24 horas.(leia mais abaixo)

 

O CentroPop é a porta de entrada para essas pessoas que vivem nas ruas. Elas podem ser acolhidas, além do Manoel Cartucho, em outros abrigos municipais: Casa de Passagem, Lar Cidadão e uma Organização da Sociedade Civil (OSC) cofinanciada pelo Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social.

Relacionados