Postado por Fabiano Venancio – A prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Lemos (SD), decidiu que a vereadora Yara Cinthia será mesmo sua candidata à prefeitura nas eleições de outubro. O martelo foi batido depois de 10 pesquisas internas e conversas com o grupo político. Francimara teve uma intensa agenda política nesta quinta-feira (29), quando recebeu Yara e vereadores da base governista que deverão chegar a um consenso sobre o nome a ser designado para candidato a vice, informou a vereadora. A pré-candidata, inclusive, concedeu entrevista ao Campos 24 Horas (Aqui) no último final de semana e adiantou alguns projetos do programa de governo que está sendo elaborado. (leia mais abaixo)
Entre os nomes mais cotados a vice na futura chapa estão o do vice-prefeito Raliston de Souza, do vereador Renato Roxinho e do secretário municipal de Administração, Bibinho. Eles também disputavam o apoio de Francimara para cabeça de chapa na eleição de outubro deste ano. (Leia mais abaixo)
A prefeita Francimara observou que a escolha se deu após a realização de cerca de 10 pesquisas internas, em paralelo com análises e conversas com o grupo político. “Além disso, Yara tem a marca de ser a única vereadora de mandato que acreditou no meu projeto de gestão desde a minha primeira candidatura em 2016. Desde então, atuamos juntas para promover o melhor para nossa cidade, evidenciando a força da mulher”, afirmou, destacando que a pré-candidatura dará continuidade ao trabalho que vem sendo feito, avançando conjuntamente em outras frentes. (Leia mais abaixo)
Yara também destacou a caminhada em conjunto desde 2016. Ela revelou sua alegria pela escolha de Francimara e garantiu que atuará junto à população para corresponder “a vontade de Deus e do povo”. “Vou me empenhar ao máximo para que essa pré-candidatura, que tem origem no clamor nas ruas, deslanche cada vez mais e, assim, possamos subir mais este importante degrau. A todos os cidadãos são franciscanos, quero deixar claro que vamos trabalhar para que nosso município cresça cada vez mais”, pontuou. (Leia mais abaixo)
A pré-candidata ressaltou ainda que “SFI avançou muito com a prefeita Francimara, que vai deixar várias marcas eternizadas”. Ela cita exemplos de avanços em diversas áreas, como na infraestrutura, com pavimentação de vias com intertravados e patrolamento efetivo de estradas usadas no escoamento da produção agrícola, e na Saúde, como a reforma no Hospital Municipal Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas, a oferta de diversas especialidades ambulatoriais e a implantação do Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (NUPRAPAC). (Leia mais abaixo)
Além de ter chefiado a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) em duas ocasiões, Yara Cinthia Rocha Nogueira foi eleita vereadora por três mandatos. Em 2020, recebeu 1.535 votos, sendo a legisladora mais votada do município. (Leia mais abaixo)
Yara é servidora pública concursada desde 1993, quando começou a atuar como professora de Educação Infantil na Escola Municipal Manoel Alves de Carvalho, em Praça Imaculada. Desde então, participou de importantes fases da educação pública municipal, como a inauguração da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município, em 2001. Em 2009, iniciou a primeira passagem à frente da SMEC, onde registrou significativa evolução no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). (Leia mais abaixo)
Como vereadora, acompanha demandas e pleitos da população em diversos segmentos da sociedade, propondo projetos de lei e indicações.
PEDRINHO É DÚVIDA – O ex-prefeito Pedrinho Cherene deseja retornar à prefeitura, mas depende ainda de decisões judiciais. (Leia mais abaixo)
Pedrinho teve um revés no Supremo Tribunal Federal (STF), mas tenta, através de liminar, anular as sessões da Câmara de Vereadores e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), que o tornaram inelegível.