Wladimir faz visita técnica às obras do novo Centro de Controle Operacional

O novo sistema, que ficará baseado no Boulevard Shopping, fará o monitoramento de cerca de 300 câmeras instaladas em pontos estratégicos e tem previsão de entrar em operação no final de junho

Foto: César Ferreira/Secom.

O prefeito Wladimir Garotinho fez uma visita técnica, nesta quinta-feira (23), às obras do Centro de Controle Operacional (CCO), que irá auxiliar na segurança da população, controle do trânsito, condições climáticas e outros serviços públicos por meio de cerca de 300 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade.

O novo sistema ficará baseado no Boulevard Shopping, na BR 101 (Campos-Rio) e integrará diversos órgãos, como Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Secretaria de Ordem Pública, Postura Municipal, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil.

A previsão é que o Centro esteja em operação no final de junho. Segundo o prefeito, o CCO vai virar referência para todo o estado.

“É um salto de qualidade para a cidade. Aqui nós vamos ter a integração de várias forças de segurança e operacionais da Prefeitura, como Defesa Civil, Guarda Municipal, IMTT e as forças de segurança, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, até o Exército, se quiser, pode estar aqui. Já vai nascer com mais de 300 câmeras, então, a gente vai ter uma eficácia no serviço logo de início e, com isso, ganha a cidade, ganha a região e os moradores ganham qualidade de vida. Aqui a gente vai poder ter um Centro muito moderno, que vai virar referência para todo o estado do Rio de Janeiro. Eu estava conversando com o pessoal que está fazendo a obra aqui, que tem também outras centrais de monitoramento espalhadas pelo estado, e não tem nada parecido com o que vai ser feito aqui, então, Campos vai ser referência. Eu tenho certeza que, assim que estiver pronto, o benefício que esse serviço vai trazer muda para melhor o patamar de qualidade de vida aqui da nossa cidade”, afirmou o prefeito, que já conta com monitores instalados em seu gabinete, que dão um panorama de como será o funcionando do Centro de Controle.

O CCO contará com câmeras de última geração, com visão panorâmica, com reconhecimento facial, para identificação de placas de veículos e com detector de movimentos estranhos. Com isso, a Prefeitura terá ciência de tudo o que está acontecendo na cidade.

O presidente do IMTT, Nelson Godá, acompanhou o prefeito na visita técnica e destacou a importância do dispositivo para a cidade.

“Essa central vai ser importantíssima para trazer mais segurança para a nossa população. Serão câmeras que estarão ‘linkadas’ com essa central em diversos pontos da nossa cidade, capturando imagens que podem ser utilizadas para elucidar crimes, acidentes, enfim, fazendo um grande cerco de proteção, de segurança e de monitoramento para nossa sociedade”, comentou.

Godá explicou que as outras câmeras instaladas na cidade, como as do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), que funciona nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, serão integradas ao novo Centro de Controle Operacional. “Tanto as câmeras, por exemplo, dos semáforos do IMTT quanto outras câmeras de monitoramento na cidade serão integradas, criando assim uma grande rede de segurança, de vigilância”, disse.

Relacionados