Postado por Fabiano Venancio – O prefeito Wladimir Garotinho (PP), o vice-prefeito Frederico Paes (MDB), e os 25 vereadores eleitos em Campos, que assumirão mandatos a partir de 1º de janeiro de 2025, foram diplomados na noite desta segunda-feira (16), durante uma solenidade da Justiça Eleitoral, no Teatro Municipal Trianon. O juiz eleitoral Leonardo Cajueiro presidiu a cerimônia e destacou a dedicação dos servidores que trabalharam na eleição e a tranquilidade do último processo eleitoral. (leia mais abaixo)
Publicidade
A diplomação dos eleitos é um ato previsto na legislação e marca o encerramento do processo eleitoral. O ato consiste na entrega do diploma aos eleitos, um documento oficial emitido pela Justiça Eleitoral de cada município, e que é condição para a posse em 2025. (leia mais abaixo)
O prefeito lembrou dos “desafios de reconstrução do município no inicio do mandato e anunciou que continuará a adotar medidas para manter o equilíbrio fiscal da prefeitura, sem perder a capacidade de investimentos e deixar de amparar os mais pobres”. (leia mais abaixo)
Wladimir declarou ter recebido da população de Campos o maior honra de sua vida com a histórica votação alcançada na última eleição em outubro, mas admitiu o tamanho da responsabilidade.
“Há quatro nos num momento de incertezas e desafios vocês confiaram a mim a missão de conduzir esta cidade. Hoje renovamos este compromisso, mas agora com a certeza de que Campos reencontrou seu caminho. Recebi de vocês a maior honra da minha vida, em ser eleito com a maior votação que um homem público já recebeu neste município. Os 192.233 votos de confiança deixam claro o tamanho da responsabilidade que carregarei com amor e devoção”.
Wladimir reconhece os desafios que terá pela frente neste segundo mandato, mas ponderou que o momento hoje é bem diferente daquele que encontrou há quatro anos. “Peço a Deus sabedoria para continuarmos a avançar e transformar a vida de cada cidadão desta cidade. Ser reeleito com votação tão expressiva não diz respeito apenas ao que fizemos até aqui, mas reflete a confiança da população no que ainda podemos fazer. Estamos encerrando um ciclo e começando outro com novos desafios e um momento histórico diferente daquele que encontramos há quatro anos.
O chefe do Executivo também demonstrou apreensão em relação às contas públicas do governo federal e do próprio governo estadual. “Vemos o Brasil com grandes dificuldades em suas contas públicas e o Estado do Rio, que aprovou sua lei orçamentária com um deficit de R$ 15 bilhões para o próximo ano. Os municípios não são ilhas e, certamente, todos sentirão esses impactos. Caberá a nós, representantes eleitos pelo povo, estarmos unidos e buscando alternativas para manter nossa Campos sadia, próspera e forte”.
Quando assumimos encontramos uma cidade profundamente fragilizada, mas enfrentamos cada desafio com coragem, muita verdade e um compromisso inabalável de reconstrução.
O prefeito expressou ainda gratidão à equipe da prefeitura. “Vocês foram os grandes protagonistas dessa transformação. Cabe ao líder apontar o caminho, mas são vocês que executam as tarefas com muita dedicação. Graças a esse esforço, Campos vive dias melhores”.
Wladimir lembrou ter dito, em 2020, que, ao final do mandato gostaria de olhar pra trás com a certeza de entregarmos uma cidade melhor que encontrou ao assumir a prefeitura.
“Hoje somos uma cidade que conquista prêmios de gestão, como o certificado da Caixa Econômica que reconhece nossa administração por implementar ações de governança, sustentabilidade ambiental e social. Isto prova que estamos alinhados às melhores práticas e preparados para construir um futuro mais responsável e sustentável. Tivemos também o reconhecimento da Secretaria do Tesouro Nacional por renegociar as dívidas do município com zelo e transparência, saltando de C para A, conquista de poucos municípios do país”.
O prefeito destacou ainda outras conquistas. “Tivemos o pioneirismo de celebrar dois termos de ajustamento de gestão junto ao TCE (Tribunal de Contas do Estado), conquista citada por teses de mestrado e doutorado pais afora e por grandes juristas como modelo promissor de solução de litígios que pareciam intransponíveis.
EDUCAÇÃO – “Na educação, saímos de uma realidade de abandono quando Campos ficou sem nota no Ideb para conquistarmos a maior nota de nossa história. Recebemos ainda o selo ouro do Ministério da Educação pelas boas práticas na alfabetização das crianças. Essas conquistas são fruto de muito trabalho na valorização de nossos profissionais, construção de novas escolas e reformas de unidades já existentes, além de e programas inovadores como o Mais Ciência na Escola”.
SAÚDE – “Na saúde, transformamos um sistema que estava em colapso, onde antes tínhamos hospitais com pacientes amontoados nos corredores, goteiras dentro do centro cirúrgico e uma cobertura de atenção básica que atendia apenas 10% da população. Hoje essa realidade mudou”.
Leonardo Cajueiro declarou que esta eleição foi a mais tranquila que conduziu em sua carreira em Campos. “Participo de eleições aqui desde 2006 e posso garantir que esta foi a mais tranquila que pude conduzir em minha carreira, e num município que, infelizmente, tem um histórico e uma reputação nacional de disputas nem sempre das mais transparentes”.
Cajueiro destacou as virtudes da democracia e a relação com aqueles que a exercem como caminho civilizatório. “Quanto maior a dignidade e a qualidade dos que exercem mandatos eletivos, maior e melhor será a qualidade de nossa democracia. Ela pode ser tensa, lenta, barulhenta e às vezes difícil de conseguir consensos, mas é muito melhor do que qualquer aventura autoritária”, concluiu o magistrado.
Post Views: 22