Vídeo ao final das informações – Sirenes ligadas, fumaça cobrindo parte da pista e equipes concentradas: assim começou o quarto simulado de acidentes aeronáuticos realizado na última quinta-feira (19) no Heliporto Farol de São Tomé. O evento, realizado pela concessionária Infra Operações Aeroportuárias, tem como principal objetivo capacitar socorristas e prepará-los para emergências reais assegurando total alinhamento com o Plano de Emergência do local. Trinta colaboradores da Infra, operadora do heliporto, de empresas instaladas na unidade e agentes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e do Grupo Resgate Voluntário participaram ativamente.
A simulação envolveu um cenário desafiador de um acidente com uma aeronave seguido de incêndio com cinco vítimas. O treinamento destacou uma abordagem colaborativa na qual todos os participantes atuaram de forma coordenada para conter o acidente e oferecer o socorro necessário. Os participantes também assistiram a uma palestra organizada pelo Grupo de Resgate Voluntário (GRV) sobre procedimentos de primeiros socorros e resgate das vítimas.(leia mais abaixo)
Superintendente do Heliporto, Rosimar Tavares destaca que, após o simulado, um relatório será gerado para identificar melhorias no Plano de Emergência. “Esse evento anual é essencial para o aperfeiçoamento das equipes e para assegurar que, em casos de emergências, as ações sejam realizadas de forma rápida e eficiente, minimizando riscos e protegendo vidas. É muito gratificante poder contar com a participação de outros órgãos”, ressalta.
Tavares também destaca que em situações reais de emergência, o heliporto conta com uma equipe de bombeiros de plantão diariamente. “O Plano de Emergência é ativado pelo Centro de Operações que aciona recursos internos e externos para uma resposta ágil”, explica.(leia mais abaixo)
O subsecretário de Defesa Civil, Major Edson Pessanha, destaca ainda a relevância da parceria. “É muito importante participarmos de mais um simulado, capacitando nossa equipe e reforçando a atuação constante da Defesa Civil. Estamos sempre preparados para colaborar em emergências, como no caso de acidentes no heliporto do Farol. Essa parceria inclui não apenas a atuação em possíveis ocorrências, mas também em treinamentos diários. O treinamento com o GRV, que aborda como agir em acidentes com múltiplas vítimas, é de fundamental importância para a Defesa Civil do município de Campos”, afirmou.(leia mais abaixo)
Para o coordenador do Grupo Resgate Voluntário, Emilio Martins, o simulado é de grande importância para o treinamento das equipes de pronta resposta em casos de acidentes aeronáuticos. “Esperamos que esse tipo de acidente nunca aconteça, mas, se acontecer, é fundamental que as equipes estejam preparadas. Esse treinamento é algo inestimável e extremamente valioso para nós”, declarou. VEJA VÍDEO ABAIXO.
Foto: Divulgação.