UTI Pediátrica do HFM recebe poltronas para acompanhantes

A partir de uma estrutura física personalizada com 13 leitos, as crianças da UTIP têm contato com todas as especialidades médicas necessárias para seu tratamento

Foto: Divulgação .

Buscando humanizar cada vez mais o atendimento nesta quarta-feira (17), o Hospital Ferreira Machado (HFM) equipou a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) com poltronas de acompanhantes para que os pais possam acompanhar as crianças em período integral. O objetivo da Fundação Municipal de Saúde (FMS) é minimizar os efeitos negativos da hospitalização, cuidando da criança e também da família, gerando novas possibilidades de assistência no momento da internação. A partir de uma estrutura física personalizada com 13 leitos, as crianças da UTIP têm contato com todas as especialidades médicas necessárias para seu tratamento. (leia mais abaixo)

 

A Coordenadora Clínica da UTIP, Gleice Barcelos, explica a importância da presença dos familiares para a recuperação e bemestar dos pacientes hospitalizados. “Os pais agora vão poder ficar aqui 24 horas acompanhando os filhos e vendo o processo do atendimento a criança. Esse novo modelo de atendimento irá melhorar a hospitalização, a alta será mais precoce e os pais vão ter mais confiança na equipe”, esclareceu.(leia mais abaixo)

PUBLICIDADE

 

IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA

A internação hospitalar é uma experiência difícil para a criança, onde a exposição a um ambiente estranho causa estresse e sua fonte de segurança é a família. A presença dos pais ou acompanhantes é fundamental na recuperação da criança hospitalizada, pois eles representam uma referência de apoio, segurança e carinho.(leia mais abaixo)

 

Acompanhando o filho de 2 anos na UTIP, Jessica Dnair explicou que ela, como acompanhante, também está sendo cuidada no hospital. “As cadeiras são ótimas e confortáveis. Em relação ao novo sistema, eu gostei bastante desse projeto. É interessante essa proximidade da família com o paciente que está aqui, porque eles podem até estarem dormindo, mas escutam tudo o que falamos. Além do cuidado com a criança, também temos acolhimento, bom atendimento e informação o tempo todo. A equipe médica está sempre querendo saber sobre o nosso bem-estar. Então não tenho nada do que reclamar, pelo contrário, apenas agradecer”, comunicou.(leia mais abaixo)

 

“Achei interessante, porque agora temos a possibilidade de ficar mais perto dos nossos filhos enquanto eles estão aqui internados. Também posso ajudar a equipe médica nos procedimentos, eu troco a fralda, pego no colo, faço parar de chorar, dou carinho. Fico feliz por isso estar acontecendo”, comentou Luciana Chaves, mãe de Zoe de 4 meses.

Marcele Corrêa, que está acompanhando o filho Lorenzo, comenta que estar perto do filho é importante. “Achei muito boa esse novo sistema, porque a única coisa que temos são os nossos filhos e estar perto, nesse momento difícil, faz toda a diferença”, frisou.(leia mais abaixo)

 

TRABALHO

Para o Presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Arthur Borges, a presença dos familiares durante a internação da criança, vai melhorar o impacto da hospitalização. “Agora o acompanhante vai permanecer por um período maior no ambiente hospitalar, o que vai permitir que os médicos e enfermeiros conheçam melhor o contexto de vida da criança internada possibilitando elaborar, acompanhar e realizar com mais eficácia o tratamento. O cuidado será realizado em conjunto entre a equipe médica e os familiares”, informou.(leia mais abaixo)

 

“Em um momento tão delicado, onde as crianças ficam sozinhas internadas, é importante ter a presença dos familiares. Cada vez mais estamos humanizando os nossos atendimentos e agora estamos possibilitando o acompanhamento dos familiares garantindo que os profissionais da saúde e a família atuem juntos em busca do melhor cuidado à criança,” disse o Superintendente de Gestão e Planejamento da FMS e Diretor Administrativo do HFM, Gilberto Nunes.(leia mais abaixo)

 

A UTIP

O serviço da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) conta com uma equipe médica qualificada e equipamentos para dar suporte às crianças que estejam em situações graves. Na UTIP, os pacientes possuem acompanhamento integral de profissionais especializados.(leia mais abaixo)

 

A equipe que atua nesse setor é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos. Dessa forma, todos os pacientes internados na UTIP têm acesso ao tratamento mais adequado para cada situação.

Relacionados