jornal-campista-1-1536x688

Uso das mídias digitais discutido com pedagogos e gestores

O encontro abordou assuntos como a realização das aulas, a utilização dos tablets no ensino-aprendizagem e o caderno de pensamento computacional

Foto: Divulgação.

Gestores e pedagogos que receberam o kit de robótica e possuem espaços de tecnologias participaram de reunião, nessa segunda-feira (18), com a coordenação de Tecnologias Digitais da Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia (Seduct), no auditório da Prefeitura. O objetivo foi fazer um alinhamento pedagógico sobre o uso das tecnologias digitais nas escolas.(Leia mais abaixo)

 

De acordo com a coordenadora dos laboratórios de Tecnologias Digitais, Anna Karina Vieira de Azevedo, o encontro abordou assuntos como a realização das aulas, a utilização dos tablets no ensino-aprendizagem e o caderno de pensamento computacional. Foram abordados, ainda, a utilização dos kits de robótica, assessoria Brink Mobil, nova formação de Robótica, acesso aos tablets, entre outros assuntos.(Leia mais abaixo)

 

“Vamos realizar uma capacitação com cerca de 30 horas para os educadores, em que eles poderão optar pelo turno do dia ou da noite, contemplando os professores que têm mais de uma matrícula. Nessa capacitação vamos aprofundar ainda mais sobre as cartilhas de informações, tablets e perpassar por todos os ambientes digitais. Esse encontro é uma forma de conhecer o trabalho de todos os laboratórios e verificar ainda o que falta para que a tecnologia seja utilizada de forma mais ampla nas salas de aula”, disse Anna.(Leia mais abaixo)

 

A diretora Pedagógica, Tânia Alberto, ressaltou a importância do uso da tecnologia nas salas de aula. “Hoje, ensinamos crianças num mundo tecnologicamente transformado. Se a gente não acompanhar essas mudanças, estaremos formando analfabetos digitais. Nossa geração vem de um mundo analógico, por isso, para nós, foi difícil migrar para essa realidade diferente, mas para as crianças não existe essa dificuldade. Elas aprendem rápido. Podemos citar como exemplo dessa aceitação os cadernos digitais da Eduten, que é uma plataforma digital para o uso da Matemática. Essa é uma disciplina que os alunos têm muita dificuldade, e a tecnologia ajuda esse aprendizado, porque as crianças gostam, se interessam”, pontuou Tânia.(Leia mais abaixo)

 

Até agora, a Seduct já entregou mais de 6 mil tablets e cerca de 2,4 mil Chromebooks. Professora do laboratório de Mídias Digitais da Escola Municipal Professora Branca Peçanha, Cristiane Oliveira Assis conta que a tecnologia ajudou muito no ensino-aprendizagem.(Leia mais abaixo)

 

“Agora, com o uso das mídias digitais, é possível criar joguinhos, atividades interativas, tudo isso alinhado ao conteúdo que o professor está trabalhando em sala de aula. Também trabalhamos o Canva, para que aprendam a utilizar o programa, e eles adoram. Com os alunos menores, trabalhamos pintura para que o primeiro contato com o computador aconteça de forma divertida”, explicou Cristiane.(Leia mais abaixo)

 

Assim como Cristiane, a professora de Suporte Pedagógico (PSP) do Ciep Villa Lobos, Izabel Cristina Cordeiro Nunes, também acredita que o uso da tecnologia despertou o interesse dos alunos na sala de aula.(Leia mais abaixo)

 

“Hoje, é muito menos estressante dar aulas porque os alunos querem aprender e a tecnologia, nos dá essa facilidade, de poder acessar modos diferentes de aprendizagem. É uma inovação, uma oportunidade de ter acesso ao crescimento tecnológico e oferecer isso aos nossos alunos. Foi uma aquisição muito importante da Seduct no ambiente escolar. Os alunos adoram e o interesse deles, agora, é muito maior”, afirmou Izabel.

Relacionados